segunda-feira, 3 de abril de 2023

Elmano de Freitas e a popularidade do Lula

 



 

O governador Elmano de Freitas (PT) compreendeu a necessidade da construção da sua marca política- administrativa, nos próximos dias, sem depender muito da popularidade do presidente Lula (PT), perante a opinião pública cearense. A região do nordeste ainda mantém o índice de aproximadamente 51% ótimo e bom na avaliação do terceiro mandato do presidente Lula (PT), segundo a última pesquisa do Datafolha. Elmano de Freitas teme que esse sentimento otimista do nordestino seja um estado de fé, devido a idealização do retorno dos dias de pleno emprego e da capacidade de consumo que existiam no final do segundo mandato de Lula (2007-2010).

 

A Consultoria LCFB acredita que o governador Elmano de Freitas (PT) parte da premissa de que a popularidade do presidente Lula (PT) seja algo em torno de mais de 60% de ótimo e bom entre os cearenses, nas pesquisas de opinião pública. Elmano de Freitas também tem noção que o quadro econômico não é muito favorável para a manutenção de uma alta perspectiva de dias melhores para a maioria dos cearenses, em relação ao terceiro mandato do presidente Lula (2023-2026). O choque de realidade mais profundo deve acontecer no segundo semestre deste ano.

 

A Consultoria LCFB defende a tese de que a popularidade do presidente Lula (PT) entre os cearenses vai com certeza sofrer uma queda substancial com a manutenção desse quadro inflacionário e com esse alto índice de desemprego na população ativa economicamente. A classe média tradicional da Região Metropolitana de Fortaleza está muito endividada: cartão de crédito, empréstimo, plano de saúde e outras despesas. O setor econômico que mais cresce na economia cearense é o agronegócio, porém, a sua mão de obra principal é qualificada, e, boa parte vem da região centro-oeste. O governador Elmano de Freitas precisa se organizar para uma provável queda de popularidade do presidente Lula entre os cearenses, no segundo semestre de 2023.

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - executivo da Consultoria LCFB 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário