quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Vitor Valin contra a Onda Bolsonarista

 



 

O processo eleitoral do segundo turno já entrou nos seus últimos dias, com a polarização entre o populismo de centro contra o populismo de direita, num grau elevado de enfrentamento de ativistas digitais, nas redes sociais. A Consultoria LCFB acredita numa boa votação do presidente Jair Bolsonaro, na capital cearense e na Grande Fortaleza, contudo, sem uma previsão de sua vitória, na cidade chave de Caucaia. A disputa do voto é através da blogosfera e dos veículos tradicionais de comunicação (Rádio, Televisão e Jornal), em detrimento dos espaços públicos. 

 

O prefeito de Fortaleza, o ex-deputado estadual José Sarto (PDT), e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), não foram absorvidos pelo comitê lulopetista do senador eleito, Camilo Santana (PT), e do governador eleito, Elmano de Freitas (PT), nos últimos dias. Temos a construção de várias frentes partidárias pró -Lula (PT, PDT e PSB), isso somente na capital cearense. A Consultoria LCFB viu a unificação de um único comitê regional pró - Jair Bolsonaro (PL) sob a liderança dos seguintes parlamentares: André Fernandes (PL) e o Carmelo Neto (PL). 

 

O prefeito de Caucaia, Vitor Valin, vai se tornar o único paredão lulista contra uma onda silenciosa que é oriunda das redes sociais pró-Jair Bolsonaro, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na região de fronteira entre o município de Caucaia e o município de Fortaleza há um enorme contingente da classe média baixa ou classe C, segmento social com renda de até dois salários mínimos e  ensino médio completo. É em síntese o eleitorado mais propício na região Nordeste a fazer a mudança de voto, para presidente da República, podemos então ter um aumento da votação do presidente Jair Bolsonaro (PL), pois o índice de aprovação do Governo Federal já melhorou nessa clivagem social.

 

A Consultoria LCFB já compreendeu a mudança de postura do comitê pró - Jair Bolsonaro (PL), nas redes, em função da eliminação do discurso dúbio que havia na frente partidária de oposição (PL e União Brasil), no primeiro turno, todavia, não temos essa dualidade verbal, no evento do segundo turno. O discurso único é de defesa da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O prefeito de Caucaia, Vitor Valin, precisa ter a compreensão de que a campanha de volume nas ruas, não reflete quase nada, no espaço privado do cidadão. O debate político-eleitoral de Caucaia é nas redes sociais e nos espaços privados. Vitor Valin precisa produzir um excelente conteúdo para as redes sociais e bons vídeos, em defesa do alinhamento administrativo de Caucaia, com o Governo Estadual e  Governo Federal, na administração do ex-presidente Lula a partir do próximo ano.

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário