quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Jair Bolsonaro e a sua Bala de Prata ( Segundo Turno)

 



A não vitória do ex-presidente Lula (PT), no primeiro turno da sucessão presidencial, sem dúvida criou um novo ânimo político-eleitoral à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), no início do segundo tempo do pleito eleitoral de 2022.

A maioria das pesquisas eleitorais sempre apontava a aprovação do Governo Federal, no patamar de 45%, nas consultas estimuladas. É o mesmo resultado eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) no resultado final do primeiro turno da sucessão presidencial: 45 % dos votos válidos. É uma base sólida independente do alto índice de rejeição do chefe do executivo do Governo Federal.

As vitórias dos candidatos bolsonaristas oriundos da burocracia e da tecnocracia do Governo Federal, é fato político-eleitoral comprovado nas seguintes regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O eleitorado conservador nos costumes, porém, é muito favorável a uma agenda liberal na área administrativo-econômica das políticas públicas do Governo Federal.

As próximas pesquisas eleitorais vão trazer o crescimento da aprovação do Governo Federal, pois é o índice mais importante de ser avaliado, do que a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A reprovação do presidente Jair Bolsonaro pode continuar alta, contudo, o eleitor de classe média tradicional brasileira vai votar em função da avaliação administrativa do Governo Federal.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB


Um comentário:

  1. Vamos ter fé e torcer por notícias boas, que virão nas próximas pesquisas

    ResponderExcluir