quinta-feira, 31 de março de 2022

Artigo no Eliomar de Lima - Ronaldo Martins e o Republicanos 2022 - 08 de Fevereiro de 2022

 



O presidente estadual do Republicanos, Ronaldo Martins, já começa o preparativo para participar de uma federação partidária a nível nacional pró-Planalto: Progressistas, Partido Liberal, Partido Trabalhista Brasileiro, Partido Social Cristão, Partido Republicano da Ordem Social e Avante. Ronaldo Martins vai seguir a orientação da direção nacional de sua agremiação partidária, no pleito eleitoral de 2022.

A seção cearense do Republicanos deve caminhar a nível estadual, com o Progressistas do deputado federal AJ Albuquerque e com o Partido Liberal do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, pois essas agremiações partidárias são aliadas ao presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP), e do ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP). Com isso, temos a frente partidária governista a nível nacional, porém, ela não é totalmente bolsonarista.

O governador Camilo Santana (PT) mantém um bom relacionamento político-administrativo com as direções regionais do Progressista e do Partido Liberal, contudo, a direção local do Republicanos tem relação de independência, em relação ao Governo Estadual. A federação partidária dos partidos progressistas a nível nacional e a nível local, talvez, não tenha a participação do Republicanos nas seguintes esferas eleitorais: Brasil e Ceará

O deputado federal Capitão Wagner (PROS) vai assumir a direção estadual do União Brasil, com pouco tempo para organizar essa agremiação partidária, no pleito eleitoral de 2022. A direção nacional do União Brasil deve participar de alguma federação partidária, com duas agremiações ou mais. Os prováveis partidos aliados: Podemos, MDB, PSDB, Patriota e Cidadania. Não há perspectiva do Republicanos fazer parte de alguma federação partidária com a participação do Partido dos Trabalhadores ou da União Brasil.

O presidente estadual do Republicanos tem compreensão da necessidade de refazer o realinhamento político-eleitoral muito além da classificação regional de ser oposição ou ser governista. Ronaldo Martins tem noção da entrada de quadros eleitorais, nos próximos dias, no Republicanos, todavia, também teremos a possibilidade de quadros eleitorais saírem da sua agremiação partidária. No pleito eleitoral de 2018, na política cearense, Ronaldo Martins foi o parlamentar evangélico mais bem votado, em Fortaleza e no Estado.

A direção nacional do Republicanos deve fazer parte de alguma federação partidária sob uma coordenação conjunta, com os seguintes partidos nacionais: Progressistas e Partido Liberal. A direção regional do Republicanos deve estreitar as suas relações institucionais, com as direções locais do Partido Liberal e Progressistas, na política cearense. Ronaldo Martins é um competente dirigente do Republicanos seção cearense, assim não pode ser transformado num aliado do grupo A ou do grupo B, pois ele já transcende o senso comum de alguns analistas políticos locais.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político

Nenhum comentário:

Postar um comentário