quinta-feira, 31 de março de 2022

Artigo no Eliomar de Lima - Deputado Federal 2022 - 30 de Março de 2022

 



A Consultoria LCFB acredita no fenômeno das chapas proporcionais intermediárias da política cearense, para o cargo de deputado federal: PSDB – Cidadania e PSB. As chapas proporcionais de deputado federal, com condição de eleger entre dois ou três representantes, na política local, sem dúvida são as seguintes: PL, PSD, União Brasil, PT e PDT. As agremiações partidárias com dificuldade para eleger apenas um representante, para o Congresso Baixo (Câmara): MDB, Republicano e Progressistas.


As chapas proporcionais dos pequenos partidos, para o cargo de deputado federal, sem dúvida são inexistentes: Agir 36, Patriota, PMN, Podemos, PROS, Avante, Rede e outros. O boletim informativo da Consultoria LCFB já desenhava esse cenário de pouca perspectiva para conclusão de uma chapa competitiva, para o cargo de deputado federal, com quase nenhum recurso de fundo eleitoral, por parte de qualquer agremiação pequena da política brasileira e da política local.

Na política cearense já temos cinco agremiações partidárias com capacidade de eleger até três deputados federais, com federação partidária ou sozinho: PL, PSD, União Brasil, PDT e PT. É uma proporção mínima de 15 parlamentares num universo de 22 parlamentares. As seguintes agremiações partidárias irão fazer apenas um representante por bancada: Progressistas, Republicano e MDB. É aproximadamente a ocupação de três vagas entres as 22 vagas da bancada cearense, no Congresso Baixo (Câmara).

A federação partidária PSDB-Cidadania deve fazer uma chapa proporcional de deputado federal, com capacidade mínima de eleger um parlamentar. O interessante é que a capacidade do candidato eleito pela federação partidária não tem mais de 80 mil votos, em contrapartida existe a possibilidade de eleger o segundo deputado federal, com menos de 60 mil votos. É a chapa proporcional ideal aos candidatos com perspectiva político-eleitoral com menos de 55 mil votos da política cearense.

A chapa proporcional do PSB, com certeza vai reeleger o atual deputado federal, Denis Bezerra, no pleito eleitoral de 2022. A Consultoria LCFB acredita na possibilidade nada remota desta mesma chapa proporcional do PSB fazer o segundo deputado federal, contudo, o parlamentar eleito teria votação de menos de 60 mil votos. A federação partidária PSDB-Cidadania talvez não consiga eleger dois deputados federais, mas somente um representante, para a Câmara, a outra vaga será disputada pelos seguintes partidos: PL, União Brasil e PDT.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário