segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Por quê Dilma Rousseff a frente nas pesquisas: CNT – MDA, Vox Populi e Datafolha?

A presidente Dilma Rousseff (PT) está à frente do seu adversário, nas pesquisas de opinião pública no segundo turno do pleito eleitoral de 2014, para presidente da República. Dilma Rousseff pela primeira vez, durante as consultas dos institutos de pesquisas, consegue ultrapassar o presidenciável Aécio Neves que vinha num processo latente de crescimento na preferência do voto entre os eleitores.

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) teve pela primeira vez o seu índice de rejeição ao mesmo nível de rejeição da presidente Dilma Rousseff (PT),  isso sinaliza o fim da onda azul, como fenômeno político-eleitoral, para impulsionar a sua candidatura no segundo turno. A presidente Dilma Rousseff (PT) comprova que sua estratégia de desconstrução da imagem do seu concorrente, já teve resultado positivo nos seus redutos eleitorais tradicionais: regiões Norte e Nordeste e na região Centro-Oeste mantém uma vantagem confortável.

Nesta segunda-feira, 20 de Outubro de 2014 já foram publicadas três pesquisas de opinião pública sobre a sucessão presidencial, nesse segundo turno. As pesquisas MDA e Vox Populi tiveram universos de 2.000 entrevistados, cada uma das consultas, com resultados bem semelhantes, nas pesquisas estimuladas.

MDA – Estimulada / Rejeição

Dilma Rousseff: 45% (50% dos votos válidos)

Aécio Neves: 44% (49% dos votos válidos)

Taxa de Rejeição: 41% Aécio Neves e 40,7% Dilma Rousseff

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de cinco regiões do país nos dias 18 e 19 de outubro.

Vox Populi – Estimulada / Por Região

Dilma Rousseff: 46% (52% dos votos válidos)

Aécio Neves: 43% (48% dos votos válidos)

Intenção de voto por Região:

O Vox Populi fez a divisão das intenções de voto totais por região do País. Dilma vence no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, enquanto Aécio tem melhor desempenho no Sul e no Sudeste.

No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 50% das intenções de voto contra 42% do tucano , brancos e nulos são 5% e indecisos, 3%.

No Nordeste, Dilma também vai melhor: tem 66% das intenções de voto contra 26% do tucano, brancos e nulos são 3% e indecisos somam 4%.

No Sudeste, onde está o maior colégio eleitoral do País (São Paulo, com mais de 22% dos eleitores brasileiros), Aécio tem 50% das intenções de voto contra 34% da petista. Brancos e nulos são 8%, enquanto 1% não pretende votar e 5% não sabem ou não responderam.

No Sul, de novo, Aécio tem melhor desempenho. O tucano tem 56% da preferência do eleitorado, contra 34% da presidente. Brancos e nulos são 2%, e indecisos somam 8%.
No levantamento divulgado nesta segunda-feira, o Vox Populi ouviu 2.000 eleitores em 147 municípios.

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) com vantagem na intenção de voto, em relação Aécio Neves (PSDB) pela primeira vez em levantamento do instituto no segundo turno da campanha presidencial.

Datafolha: Estimulada / Votos Válidos

Dilma Rousseff: 46% antes 43% - 52% votos válidos

Aécio Neves: 43% antes 45% - 48% votos válidos

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios, nesta segunda-feira.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político






Nenhum comentário:

Postar um comentário