quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Aliança PR – PSDB no Ceará

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 18 de Dezembro de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/alianca-pr-psdb-no-ceara#.UrGTAFXyqEg.twitter

A união das oposições na política cearense está reduzida apenas a uma aliança estratégica do Partido da República e do Partido da Social Democracia Brasileira, para o pleito eleitoral de 2014. É mais simbólico no campo eleitoral do que realmente uma proposta político-administrativa de se fazer oposição institucional.
O Partido da República montou uma boa chapa proporcional para eleger uma bancada de três deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Ceará. O PR tem boas chances de eleger dois representantes para Câmara Federal, no próximo pleito eleitoral, na bancada cearense. Os republicanos montaram uma tática de crescimento das bancadas legislativas, para sobreviver, como o maior partido de oposição ao governo estadual.

O Partido da Social Democracia Brasileira tem somente um representante legislativo no Congresso Baixo (Câmara), o atual deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que atua como único parlamentar visível entre os tucanos cearenses. O PSDB está esvaziado como opção político-administrativa de oposição ao bloco partidário do governador Cid Gomes (Pros). O futuro dessa agremiação partidária é totalmente dependente da aliança eleitoral, com o PR no próximo pleito eleitoral.
O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) tem sido a principal liderança de oposição nos últimos sete anos, com um histórico de se colocar contrario eleitoralmente ao condomínio político-administrativo dos irmãos Gomes, nas últimas eleições ao governo do estado do Ceará: 2006 e 2010. Lúcio Alcântara não será précandidato ao executivo no próximo pleito eleitoral, como a melhor alternativa do bloco partidário de oposição (PR – PSDB), então, com este fato, o seu papel será o de articulador ou mentor dos futuros parlamentares eleitos, no campo oposicionista.
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) não procura ser uma liderança oposicionista pontual ou atuante na política cearense. Tasso Jereissati tem atuação marcante na construção do palanque nacional do presidenciável tucano, o senador Aécio Neves (MG), como um conselheiro na área econômica entre os empresários. A seção estadual do PSDB está sob a coordenação do ex-deputado estadual Luiz Pontes, que assumiu no início desse ano.
A única função da aliança PR-PSDB será de sobrevivência eleitoral ao grande bloco partidário (Pros – PT - PMDB)  do governador Cid Gomes, após o pleito eleitoral de 2014. O fato mais inédito nessa aliança meramente pontual, é que o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) não negociaram diretamente, entre si, somente através de intermediários, dificultando, com essa atitude, a construção de uma chapa majoritária competitiva de oposição: governador; vice-governador e senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário