domingo, 8 de dezembro de 2013

Artigo no PoliticaBook - Marcelo Mendes e a solidificação do movimento pró- Eunicio Oliveira

O senador Eunício Oliveira (PMDB) se encontra em plena campanha interna no condomínio político-administrativo do governador Cid Gomes, para ser o provável candidato da chapa majoritária do bloco partidário governista (PROS – PT – PMDB).  Eunicio Oliveira praticamente não tem simpatizantes na sua pré – campanha nos dois principais partidos (PROS – PT) da base aliada cidista- petista.

O presidente estadual do PMDB, o empresário Eunicio Oliveira, nunca construiu um grupo político independente do Governo do Estado do Ceará, pois acreditava na sua candidatura natural apoiada pelo o seu principal aliado, o atual chefe do executivo, o engenheiro Cid Gomes (PROS). A realidade tem sido cruel, tornando nada fácil a realização deste plano do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em função da política interna do Partido Republicano da Ordem Social seção local (Ceará) de ter uma candidatura própria, para governador, com apoio do Planalto.


Sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O secretário estadual de Saúde, o advogado Ciro Gomes, não esconde o desejo de fazer indicação do pré-candidato do PROS, em comum acordo, com o seu irmão, o governador Cid Gomes, com apoio irrestrito do líder da bancada petista na Câmara, o deputado federal José Nobre Guimarães (CE), pois esse último, será indicado para vaga de candidato ao Senado, na chapa majoritária, abençoada pela presidente Dilma Rousseff (PT).

O empresário Marcelo Mendes (PMDB) sempre foi a única liderança eunicista, com iniciativa própria de criar uma base social-política para o presidente estadual do PMDB, com pouca dependência dos Irmãos Gomes e do PT- Planalto. Marcelo Mendes liderou o primeiro movimento pró-Eunicio Oliveira no ano de 2009, durante a pré-campanha para senador, junto aos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, mas no período desse movimento, o deputado federal Eunicio Oliveira (PMDB), não desejava criar um mal-estar, com o governador Cid Gomes e a prefeita fortalezense Luzianne Lins (PT).

O ex-vereador Marcelo Mendes no pleito eleitoral de 2010, fez campanha para o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), sendo a única liderança eunicista a assumir para o público cearense, a chapa proporcional para as duas vagas no Senado: Eunicio Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB). Marcelo Mendes faz parte dos quadros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, com ímpeto de fazer uma pré-campanha nas redes sociais ( Facebook, Twitter e outras), em defesa do debate público, para que o senador Eunício Oliveira seja candidato à sucessão estadual de 2014, com apoio de setores da sociedade civil.


Os principais quadros do Partido Republicano da Ordem Social são favoráveis à candidatura própria para sucessão estadual do governador Cid Gomes, assim como, a nova direção estadual do Partido dos Trabalhadores, já declarou que vai compor a chapa majoritária, com o candidato ao Senado. O senador Eunicio Oliveira (PMDB) precisa deflagrar uma campanha na sociedade civil, em defesa da sua postulação, como candidato mais viável do condomínio político administrativo do Governo Estadual e do Planalto. O empresário Marcelo Mendes tem coragem e experiência para fazer essa movimentação suprapartidária, no seio dos novos movimentos populares do espaço público abstrato (Internet), sem nenhuma ligação, com os antigos aliados do senador Eunício Oliveira (PMDB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário