quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Releitura do cenário político - eleitoral após a terceira pesquisa do Ibope - Verdes Mares


A terceira pesquisa do Ibope – Verdes Mares na noite dessa quinta – feira, com uma amostragem de 800 entrevistados, com a margem de erro de 4% para cima e para baixo.

O Ibope apresentou o primeiro cenário após o início do horário eleitoral na televisão e no rádio. Enorme mudança nas colocações dos postulantes em relação às pesquisas anteriores.

Moroni Torgam mantém a sua liderança na Pesquisa Ibope – Verdes Mares

O democrata teve uma queda enorme acima da margem de erro (4%), pois teve o decréscimo de aproximadamente sete pontos percentuais (7%), ainda manteve enorme rejeição (34%) no eleitorado fortalezense. O seu atual patamar de 24% na pesquisa estimulada está próximo da sua marca histórica  de sempre terminar com 27% dos votos válidos.

Roberto Cláudio e o Elmano de Freitas – A primazia no eleitorado Lulista – Dilmista

O candidato lulista - petista começa crescer por força gravitacional  do apoio do Planalto, que é representado pela figura mítica do ex – presidente Luis Inácio Lula da Silva. O Partido dos Trabalhadores com apoio do ex – governador Lúcio Alcântara (PR) e dos outros aliados partidários, como também toda rede de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza; mostra força de convencimento no eleitorado. O candidato do continuísmo está no páreo.

A saída do seu antigo patamar de um dígito (6%), para casa de dois dígitos (14%), na pesquisa estimulada; por si só foi uma grande vitória do candidato Elmano de Freitas.

O prefeiturável Roberto Cláudio (PSB) representa o novo cidismo – cirismo sem apoio do Planalto. O governador Cid Gomes junto com o senador Eunício Oliveira (PMDB) não terão alternativas: somente a vitória a todo custo político – eleitoral. A marca de 16% na pesquisa estimulada, ainda será reavaliada pelos analistas políticos, quando houver o conhecimento do eleitor – cidadão do fim da aliança do Planalto e do Governo do Ceará na eleição de Fortaleza.

A ida para a segunda colocação na pesquisa Ibope – Verdes Mares, já foi uma ótima notícia para núcleo político da coligação PSB – PMDB.

Inácio Arruda e o Heitor Férrer – Reestruturação das Campanhas Propositivas.

O senador Inácio Arruda (PC do B) sofre o maior reverso de sua carreira política. O processo de queda nos seus índices eleitorais na terceira pesquisa do Ibope – Verdes Mares, onde o seu atual patamar de 10% no cenário estimulado, já decreta praticamente o esvaziamento político - eleitoral de sua candidatura; que é feito pelos os seus antigos aliados: os petistas e os socialistas.  

O PC do B vai centralizar o seu discurso midiático eleitoral, como um cinturão de críticas negativas a atual gestão municipal. O eleitor lulista não petista já começa caminhar na direção do candidato do ex – presidente Luis Inácio Lula da Silva, o advogado Elmano de Freitas do Partido dos Trabalhadores.

O candidato trabalhista – socialista, o deputado estadual Heitor Férrer, ainda manteve os seus índices percentuais em relação às últimas pesquisas Ibope – Verdes Mares. Com manutenção do patamar de 12% na pesquisa estimulada. Heitor Férrer deverá atacar o prefeiturável da coligação PSB – PMDB por tabela as suas críticas ao governador Cid Gomes, onde serão feitos pelo púlpito da Assembleia Legislativa do Ceará.

Marcos Cals e o Renato Roseno – As candidaturas com enormes dificuldades de ir ao segundo – turno

O candidato tucano não consegue crescer nas pesquisas do Ibope – Verdes Mares, o seu atual patamar de 5% na pesquisa estimulada, apenas representa o seu capital político – eleitoral. Marcos Cals talvez faça uma aliança branca com o prefeiturável Moroni Torgan, ainda no primeiro – turno.

O candidato do Partido Liberdade e Socialista, o advogado Renato Roseno, começa perder o voto útil dos setores moderados da esquerda democrática; como o reflexo do crescimento do candidato petista – lulista.  Existe a tendência da manutenção do patamar histórico de 5% dos votos válidos da eleição municipal de 2008, nesse pleito eleitoral de 2012.




Um comentário:

  1. Bela leitura do atual cenário que me faz acreditar no "Poste sem Luz" da prefeita Luizianne!!!

    ResponderExcluir