sexta-feira, 17 de agosto de 2012

“NEM AÍ” PARA ELEIÇÕES - Jornal Aqui Ceará – Fortaleza, 13 de agosto de 2012 (segunda-feira)


Jornal Aqui Ceará – Fortaleza, 13 de agosto de 2012 (segunda-feira)

“NEM AÍ” PARA ELEIÇÕES  

Segundo IBOPE, em Fortaleza e outras três capitais o desinteresse alcança cerca de 65% dos entrevistados

Os candidatos já estão em campanha nas ruas desde ju­lho, mas ainda não empolgaram seus eleitores. Dados do Ibope mostram que, em seis capitais pesquisadas, mais da metade das pessoas aptas a votar tem pouco ou nenhum interesse nas eleições deste ano.

Fortaleza, a capital cearense, aparece ao lado de São Paulo, Recife e Belo Horizonte, apresen­tando um desinteresse que varia de 57% a 65%. Em Salvador a situação é ainda mais séria, 69% dos entrevistados disseram não se importar ou se importar pou­co com o pleito de 2012. No Rio de Janeiro, este índice é de 56%.

O percentual mostra que o eleitor fortalezense não está entusiasmado com a sucessão municipal da capital. Para o cien­tista político Luíz Cláudio Barbo­sa, o mercado partidário trabalha na exposição dos seus dez candi­datos, mas essas candidaturas ainda não conseguiram ecoar na sociedade civil.

“O Eleitor de hoje está mais bem informado do que nas elei­ções passadas, então não é mais alvo fácil da manipulação pela propaganda politica, isso fará diferença nesta eleição”, alerta o analista.

Hoje, o debate político pro­movido pelos partidos e pelas propagandas institucionais das máquinas administrativas públi­cas, divulgado através dos meios de comunicações, ainda não conquistou o eleitor. É fato que a coisa promete melhorar quando o horário eleitoral na TV começar, no dia 21 de agosto conforme o calendário eleitoral, mas a apa­tia e o silêncio da opinião pública preocupam.

“A opinião pública está silen­ciosa em relação às propostas dos prefeituráveis. O eleitor faz as suas escolhas no silêncio do seu mundo privado, quase sem nenhuma participação no debate público, que é feito pela imprensa. Os candidatos já colo­caram os seus ativistas nas ruas de Fortaleza, mas a campanha eleitoral ainda não adentrou ao mundo privado do cidadão for­talezense”, avalia.

A pesquisa Ibope foi registra­da no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE_RJ), sob o protocolo 00031/2012. Foram ouvidos 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percen­tuais para mais ou para menos.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Consultor Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário