quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Análise de conjuntura política da pesquisa IBOPE - Diário do Nordeste: O Eleitorado de centro – direita refez o seu campo


O Eleitorado de centro – direita refez o seu campo político, independente da esfera partidária.
A pesquisa Ibope – Diário do Nordeste demonstra como o eleitorado fortalezense, já redefiniu o polo conservador – liberal nesse pleito eleitoral, o escolhido pela opinião pública, foi o candidato dos Democratas: o ex – deputado federal Moroni Torgan, com trinta e dois por centos (32%) dos votos simulados ou quase 1/3 do universo de eleitores. Moroni Torgan está com o seu passaporte, quase garantido para o segundo turno.
O candidato tucano já chegou ao seu limite ou teto mais baixo na pesquisa de opinião pública. Essa candidatura disputa com o democrata, o mesmo perfil de eleitor do espectro ideológico de direita, como também de centro – direita. O PSDB poderá ser apenas uma força auxiliar num futuro próximo ao candidato Moroni Torgan.
O Eleitorado de centro – esquerda e a fragmentação do antigo campo democrático.
O eleitorado fortalezense de centro – esquerda se dividiu em vários candidatos, que sofrem de inconsistência nos percentuais eleitorais. O campo democrático ( PMDB – PSB – PT – PC do B)  foi desfeito, e assim desapareceu aquele outrora núcleo político vitorioso: o lulismo - cidista, que foi vencedor nos pleitos eleitorais de 2006 – 2008 – 2010.Observamos hoje a dissolução desse bloco político - administrativo em várias candidaturas independentes.  
O senador Inácio Arruda ( PC do B) ainda mantém índices eleitorais razoáveis perante a opinião pública, algo em torno de 15 % na pesquisa estimulada do Ibope – Diário do Nordeste.
O deputado estadual Roberto Cláudio do bloco partidário (PMDB – PSB) caminha para liderar a corrida eleitoral no campo ideológico de centro – esquerda. A candidatura cidista – cirista precisa esvaziar o candidato comunista na periferia de Fortaleza, pois é necessário atrair o eleitor – lulista não petista.
O teto máximo dessa candidatura socialista seria algo em torno de 18% e até 22% da preferência da opinião pública, antes do final de Agosto. O candidato anti – Moroni Torgan na disputa eleitoral.
O candidato Elmano de Freitas do Partido dos Trabalhadores, já chegou ao limite mínimo nas pesquisas, pois o seu único problema é identificar de onde vem o seu eleitorado, caso venha da máquina administrativa da Prefeitura de Fortaleza: o seu confronto será com o candidato Moroni Torgan. O eleitor petista – lulista talvez não seja maioria no universo de votantes no candidato do PT.
A consolidação da candidatura de esquerda no eleitorado fortalezense.
O candidato , do Partido Liberdade e Socialista, já se viabilizou entre os eleitores no campo da esquerda democrática, a antiga esfera eleitoral do PT e do PC do B, nas últimas eleições municipais (1985 – 1988 – 1992 – 1996 – 2000 – 2004), pois no pleito eleitoral de 2008, muitos eleitores da esquerda no espectro ideológico ainda votariam na reeleição da atual prefeita de Fortaleza.
O advogado Renato Roseno deverá avançar no eleitorado de perfil liberal do candidato pedetista ( deputado estadual Heitor Férrer), em função do seu discurso moralista da esfera pública, com forte teor ideológico anti – Cid Gomes. O PSOL ainda poderia fazer opção de representar o anti – Moroni Torgan na esfera ideológica da sucessão municipal.
O dilema do bloco partidário PDT – PPS perante o eleitor fortalezense. Ser ou não ser o anti – Roberto Cláudio (Cid Gomes)?
A executiva estadual do Partido Democrático Trabalhista não aceitaria fazer um discurso na campanha eleitoral de Fortaleza, contra o governador Cid Gomes. O eleitor tradicional do deputado estadual, Heitor Férrer, na sua grande maioria é anti – Cid Gomes. Cada vez mais tende a aumentar as chances de desidratação dos seus percentuais eleitorais nas próximas pesquisas. O anti – Roberto Cláudio por natureza política, como referencia na opinião pública,  seria o Heitor Férrer.
O candidato Moroni Torgan caso decida fazer um ataque às políticas públicas do Governo do Ceará, na área de Segurança Pública, com esse cenário plausível, o seu prêmio, poderia ser o deslocamento do eleitor heitozista , que na sua grande maioria é anti – Cid Gomes, para o seu espectro eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário