terça-feira, 26 de junho de 2012

Lúcio Alcântara retorna as boas relações com o Planalto





O ex-governador Lúcio Alcântara refaz o mapa eleitoral da política cearense. A entrada do Partido da República na aliança do pré – candidato Elmano de Freitas (PT); é o primeiro sinal nítido do final da relação política – administrativa entre o governador com o Partido dos Trabalhadores.

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores , como  também atual prefeita de Fortaleza, a jornalista Luzianne Lins não desejava o rompimento com o Partido Socialista Brasileiro. Sob o signo da autorização do Planalto que foi compartilhado pela direção nacional do partido do ex- presidente Luis Inácio Lula da Silva, essa aliança tem um caráter de estadualização da campanha petista para distante do bloco PSB – PMDB: nenhuma aliança no primeiro turno, sem chance no segundo turno. Num outro momento a chapa majoritária  será federalizada contra o pacto político – administrativo do chefe do executivo estadual com o senador Eunício Oliveira (PMDB).

O PR do Ceará deverá receber num futuro próximo alguns cargos na máquina administrativa pública do Governo federal, com probabilidade de serem na cota dos ex- parceiros políticos (PSB – PMDB). A entrada na administração municipal de Fortaleza no lugar dos ex- aliados socialistas cidistas, é somente uma questão das acomodações dos interesses no bloco PT – PR.

Dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza( RMF) vão entrar na negociação entre PR e PT: as cidades de São Gonçalo do Amarante e de Maracanaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário