quarta-feira, 28 de março de 2018

Narcoterrorismo e a dissolução das elites políticas cearenses

As facções criminosas e os seus atos de terrorismos destruíram os discursos dos principais grupos políticos do estado do Ceará. O governador Camilo Santana (PT) procura dar explicação para os incidentes causados pelos atos de vandalismo contra o patrimônio publico, que ocorreram nas principais cidades cearenses. O principal líder da oposição, o deputado estadual Capitão Wagner (PROS), apenas se pronunciou, sobre cada ato do narcoterrorismo, após os mesmos se tornarem noticiário nas redes sociais e nos meios de comunicação tradicional (Rádio, Televisão e Jornal).

O debate público em torno do que devemos fazer para combater ou conter os atos narcoterroristas nos espaços de convivência social, já não tem impacto na opinião pública, que anseia por medidas concretas que mude esse cenário de insegurança em que vivemos. A base governista simplesmente deixou no holofote, o governador Camilo Santana (PT), num monólogo ou rosário de culpabilidade do pacto federativo na área de Segurança Pública. A frente partidária oposicionista tem várias vozes, mas apenas o discurso oposicionista do deputado estadual Capitão Wagner (PROS) tem respaldo entre os formadores de opinião pública, porém o mesmo não defende a intervenção federal na área de segurança pública do Governo estadual.

O governador Camilo Santana (PT) e o deputado estadual Capitão Wagner não têm tanta discordância da política pública de combate ao narcotráfico, em solo cearense. Camilo Santana mantém excelente relação administrativa, com as forças de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros), assim como o Capitão Wagner que não desejam o aumento da mortalidade dos oficiais , servidores públicos nos conflito  com as facções criminosas.

O governador Camilo Santana (PT) sofre nesse momento, imenso desgaste político-eleitoral, porém num segundo momento o deputado estadual Capitão Wagner (PROS) vai precisar apresentar solução administrativa ao caos na área de segurança pública, com apenas mudanças pontuais, em relação a atual ação do Governo estadual. O Pacto Administrativo na área de Segurança Pública entre a situação e a oposição seria bem recebido pela sociedade civil cearense. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 28 de Março de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário