sábado, 17 de março de 2018

Aliança Política-Eleitoral entre Ciro Gomes e o Lula-PT: Cirismo Petista ou Petismo Cirista



O pedetista Ciro Gomes já começa a receber sinalização positiva de apoio, dos representantes do Partido dos Trabalhadores, à sua postulação à presidência da República . Os petistas começaram um debate interno na sigla partidária a revelia do diretório nacional e do ex-presidente Lula, para apoiar outra candidatura presidencial não oriunda do Partido dos Trabalhadores. Ciro Gomes deverá receber nos próximos dias o apoio aberto de vários petistas e lulistas, como único representante ou candidato presidencial apoiado por  uma grande frente partidária progressista: PDT-PT-PC do B e PSB.

O ex-ministro Fernando Haddad, em função do cenário negativo na área jurídica-eleitoral para o ex-presidente Lula , já tomou a frente do debate interno petista, para a construção de uma candidatura alternativa de centro-esquerda, que não seja petista. O governador da Bahia, o petista Rui Costa, não tem interesse na implosão da Frente Brasil Popular, em várias candidaturas presidenciais, com prejuízo para o seu próprio palanque de reeleição, na política baiana, por isso já sinalizou apoio ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). Os governadores petistas (Acre, Ceará e Piauí) têm essa preocupação em seus palanques regionais, pois é necessária a construção de uma frente partidária nacional, com reprodução nos estados. 

Os intelectuais petistas e os intelectuais lulistas já começaram a apoiar o nome do presidenciável Ciro Gomes (PDT), como única alternativa viável num curto espaço de tempo, para reorganizar as forças progressistas na Frente Brasil Popular. A direção nacional do PDT começa a receber sinalização positiva do diretório nacional do Partido Socialista Brasileiro, em função do apoio dos pedetistas à reeleição do governador Márcio França (SP). O PSB poderá vir a apoiar a postulação presidencial do trabalhista Ciro Gomes.

Os setores moderados do mercado financeiro, assim como dos representantes da indústria e comércio e do agronegócio, irão abrir as suas agendas nos próximos dias, para debates econômicos com o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Ciro Gomes começa a impor agenda política-eleitoral propositiva que contagiará outros setores das forças progressistas, com isso teremos que a construção do seu palanque presidencial poderá ser a única alternativa de unificação da esquerda brasileira.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 17 de Março de 2018

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

2 comentários:

  1. SE LULA O APOIAR, VOTO NELE COM AS DUAS MAÕS

    ResponderExcluir
  2. Votarei em ciro com ou sem apoio do lula. Lula precisa parar de querer ser o dono da verdade.
    Votei 13 desde 1989..agora chegou a vez de votar 12.

    ResponderExcluir