segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O Triunvirato da Política Fortalezense: Roberto Cláudio, Moroni Torgan e Salmito Filho



O prefeito Roberto Cláudio (PDT) compartilha áreas estratégicas da administração municipal, com o vice-prefeito Moroni Torgan (DEM), num bloco político-administrativo. Roberto Cláudio simplesmente deu autonomia ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PDT), para construir a base aliada cooperativa, com o poder executivo, numa relação puramente republicana entre os poderes.


O governador Camilo Santana (PT) deverá fazer a sua chapa majoritária (Governador, Vice-Governador e Senadores), para a sua própria reeleição, com o grupo emergente fortalezense sob a liderança do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Camilo Santana não contaria com nenhum outro bloco de aliados no estado, por isso não seria surpresa, o vice-prefeito de Fortaleza, o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM), como pré-candidato ao Senado. 


O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PDT), poderia garantir a manutenção da administração pública da capital cearense, com a saída do prefeito e do vice-prefeito, para disputar o pleito eleitoral de 2018. Salmito Filho representa  a renovação antecipada dentro do condomínio político-administrativo do ex-governador Cid Gomes (PDT), como também futuro aliado do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), nas eleições de 2022, no Ceará.


O futuro do grupo político dos irmãos Ferreira Gomes vai passar por Fortaleza, nas eleições de 2018, no estado do Ceará. O governador Camilo Santana (PT) deverá construir novo diálogo, com o grupo emergente do prefeito Roberto Cláudio (PDT), na política cearense. O ex-governador Cid Gomes (PDT) não tem mais aliados na seara estadual, com isso precisa renovar os quadros do seu grupo político entre as lideranças fortalezenses cidistas-robertistas: Roberto Cláudio, Moroni Torgan e Salmito Filho. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
                                                   
 Fortaleza, 06 de Fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário