quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ronaldo Martins e o Neo-Conservadorismo Fortalezense

Fonte: Google


O deputado federal e prefeiturável, o pastor Ronaldo Martins, do Partido Republicano Brasileiro (PRB) poderá ser a terceira via da sucessão municipal de Fortaleza. Ronaldo Martins procura atrair o eleitor neoconservador fortalezense que sempre votava na candidatura à prefeito do deputado federal, Moroni Torgan (DEM), nos últimos pleitos eleitorais: 2000, 2004, 2008 e 2012. O candidato do PRB ainda pode atrair uma parte do eleitorado do senador Tasso Jereissati (PSDB) de perfil evangélico ou católico carismático. 


O cidadão-eleitor neoconservador sempre manteve a sua manifestação política-ideológica bem restrita aos espaços privados: Família, Templos, Igrejas e os Círculos Sociais (amigos). No segundo turno do pleito eleitoral de 2004, em Fortaleza, esses setores organizados de perfil ideológico de direita, com viés moralista apoiaram abertamente a candidatura de Moroni Torgan (PFL) contra a candidatura petista de Luzianne Lins, que acabou vencedora da eleição, com isso foi prefeita por dois mandatos (2005-2012). O prefeiturável Ronaldo Martins (PRB) pode reorganizar essa base política-ideologica conservadora nos próximos dias, com um possível crescimento nas pesquisas eleitorais: Ibope e DataFolha.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O universo do cidadão-eleitor neoconservador fortalezense deve ser algo em torno de 80 mil até 150 mil votos válidos no primeiro turno, na cidade de Fortaleza. O prefeiturável Ronaldo Martins (PRB) poderá pontuar entre 7% a 12% da preferencia eleitoral nas pesquisas de opinião pública, na véspera do termino do primeiro turno. A base de minha teoria é a votação do ex-prefeiturável Moroni Torgan (DEM) no final do primeiro turno, que recebeu 148 mil votos ou 15% dos sufrágios. A quase metade dos eleitores da candidatura demista foi de perfil ideológico de direita moralista ou neoconservador cristão.


O prefeiturável Ronaldo Martins (PRB) defende um projeto político-administrativo no campo econômico ortodoxo pela diminuição do papel da burocracia estatal, nas políticas públicas do município de Fortaleza. Ronaldo Martins é a favor da extinção de boa parte dos cargos comissionados e das autarquias que são cabides de empregos. A Parceria Pública e Privada nas áreas de educação e saúde do município de Fortaleza. O cidadão-eleitor conservador sempre vota por afinidade moral e afinidade política, em ambos os casos é favorável ao prefeiturável Ronaldo Martins (PRB) no decorrer do primeiro turno da eleição municipal de Fortaleza de 2016. Assista o vídeo:




Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Fortaleza, 08 de Setembro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário