segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Esvaziamento Político-Eleitoral: Luizianne Lins (PT) e Heitor Férrer (PSB)







A sucessão municipal de Fortaleza, já entra na sua reta final do primeiro turno, faltam  menos de quinze dias para o fim da campanha eleitoral. A polarização entre os prefeituráveis Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR), já antecipa a provável disputa do segundo turno, esse fato  reduziu as candidaturas, de Luizianne Lins (PT) e Heitor Férrer (PSB), que se tornaram meros coadjuvantes. A tendência será o debate público entre os concorrentes com agressões mútuas, sem espaço, para novos rearranjos na sequencia do pleito eleitoral da capital cearense.


A prefeiturável Luizianne Lins (PT) acreditava na sua ida ao segundo turno contra o atual prefeito de Fortaleza, o candidato Roberto Cláudio, que também esperava o duelo, com a petista na fase final do pleito eleitoral de 2016. A tendência natural deverá ser o esvaziamento político-eleitoral da postulação petista, em função do seu eleitorado ser composto por cidadão-eleitor, que sempre vota no candidato a prefeito de Fortaleza, que vai para reeleição: Juraci Magalhães (2000), Luizianne Lins (2008) e agora Roberto Cláudio (2016).



A única explicação plausível para a não desidratação total dos índices eleitorais da prefeiturável, Luizianne Lins (PT), sem dúvida poderá ser a adesão do eleitorado órfão do ex-prefeiturável e atual deputado estadual, Renato Roseno, pois esse eleitorado não fez a opção de apoiar o prefeiturável do PSOL, o vereador João Alfredo, que não tem o mesmo carisma político-eleitoral de seu companheiro de agremiação partidária. Luizianne Lins deverá se abster de apoiar os dois candidatos que irão ao segundo turno, mas a sua agremiação partidária deverá declarar voto útil, no atual prefeito de Fortaleza.


O prefeiturável Heitor Férrer (PSB) começa a perder um imenso contingente do seu eleitorado cativo, pois a antecipação do duelo do segundo turno, no final da campanha do primeiro turno, já provocou o esvaziamento de seus índices nas pesquisas eleitorais (Datafolha | Ibope | Ampla). O prefeiturável Capitão Wagner (PR) começa a representar o polo político-eleitoral anti-Cid Gomes – Roberto Cláudio no pleito eleitoral de 2016, papel que antes pertencia ao candidato Heitor Férrer (PSB), na sucessão municipal de Fortaleza de 2012. Heitor Férrer deverá ficar ausente do segundo turno, assim como não vai declarar apoio a nenhum postulante. No pleito eleitoral de 2000, o terceiro colocado (Moroni Torgan) e o quarto colocado (Patricia Saboya), não apoiaram os dois candidatos que foram ao segundo turno: Juraci Magalhães (Reeleito) e Inácio Arruda. Assista o vídeo:



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário