quinta-feira, 26 de março de 2015

Cid Gomes rompeu com Lula – Dilma?


O ex-ministro da Educação, o cearense Cid Gomes (PROS), começa a colher um capital político oriundo das manifestações das redes sociais (Facebook, Twitter e outros), que é reproduzido pela mídia tradicional (Televisão, Rádio e Jornal). Cid Gomes enfrentou o presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), em relação ao seu discurso político-administrativo que reprovava a conduta nada republicana dos parlamentares, agravada com a crise de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) e o seu pacote de Ajuste Fiscal.

O evento da última quarta-feira (18/03) no qual o ainda ministro da Educação, o engenheiro Cid Gomes, não retirou ou reiterou as suas afirmações negativas no púlpito do Congresso Baixo (Câmara), com o dedo sempre apontado para o presidente da Casa, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), que não esboçou reação do corpo, mas apenas uma reação político-partidária que foi atendida no mesmo dia pela presidente Dilma Rousseff (PT) e o ministro da Casa Civil, o economista Aloizio Mercadante, resultando na demissão do Cid Gomes, em tempo recorde, que foi noticiada pelo próprio presidente da Câmara aos meios de comunicação.

O ex-governador Cid Gomes (PROS) tem alma governista por natureza política-administrativa, sem o apoio do Governo Federal, o seu próprio grupo poderá se desidratar nos pleitos eleitorais dos municípios cearenses, em 2016, onde o seu irmão e deputado estadual, Ivo Gomes (PROS), deverá ser candidato na cidade de Sobral, com apoio do Partido dos Trabalhadores. O atual prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PROS), precisa manter a aliança com o governador Camilo Santana do Partido dos Trabalhadores, para garantir um bom tempo de televisão e rádio na sua reeleição. Cid Gomes não deverá alimentar por muito tempo essa fantasia de pré-candidato presidencial, nas redes sociais e nas mídias tradicionais, o seu caminho deverá ser o autoexílio: Estados Unidos ou Europa.

Os ativistas digitais estão usando o discurso do ex-ministro Cid Gomes (PROS) para atacar o Legislativo Federal na figura do presidente da Câmara, o parlamentar Eduardo Cunha (PMDB), numa projeção de imagem não real aos interesses políticos e administrativos do político cearense.  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT) vão conversar com as lideranças petistas cearenses, em relação a uma aliança estadual com os irmãos Ferreiras Gomes (Cid e Ciro), sem dúvida deverão dar espaço político ao atual governador Camilo Santana (PT) de negociação direta, com o Governo Federal, sem a intermediação do ex-ministro Cid Gomes.

                                         Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário