quinta-feira, 26 de março de 2015

Artigo no Ceará Em Off: Pesquisa Datafolha - Dilma Rousseff e o Fim da Era Lula.



Artigo publicado no portal de notícia Ceará Em Off. Quarta - feira, 18 de Março de 2015. Titulo: Pesquisa Datafolha - Dilma Rousseff e o Fim da Era Lula. 
http://cearaemoff.com.br/politica/309-pesquisa-datafolha-dilma-rousseff-e-o-fim-da-era-lula


A presidente Dilma Rousseff (PT) tem a maior taxa de rejeição administrativa da história política brasileira, nos últimos vinte anos. A pesquisa Datafolha desta quarta-feira (18/03) trouxe o tamanho político-administrativo do Planalto: 62% ruim e péssimo, 24% regular e 13% bom e ótimo. A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores logo após as manifestações de Domingo (15/03), que foram contra Dilma Rousseff.
A pesquisa Datafolha tem margem de erro de 2% para baixo ou para cima, o levantamento mostra a deterioração da popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), em todos os segmentos analisados pelo Instituto. Os indicadores econômicos estão batendo recordes negativos, a rejeição de Dilma Rousseff subiu 18% desde  fevereiro: saiu de 44% para 62%.
A presidente Dilma Rousseff (PT) tem no sentido oposto, a taxa de aprovação com pontuação mais baixa desde do inicio do seu primeiro mandato. Os que aprovam o seu governo como ótimo e bom somam apenas 13%. O tradicional eleitor Lula-Dilma na faixa de renda de dois salários até cinco salários, somente 10% destes eleitores aprovam a gestão púbica da atual mandataria do Palácio do Planalto.
Na região Nordeste onde a presidente Dilma Rousseff (PT) tinha o mais fiel eleitor, o seu índice de impopularidade ou rejeição quase que dobrou de 30% no levantamento de fevereiro, para 55%. O índice de bom e ótimo da administração petista despencou de 28% (fevereiro) para 16% (março), em apenas um mês. Dilma Rousseff pode ser ainda mais impopular se olharmos para as capitais nordestinas e nas cidades acima de 200 mil habitantes no interior.
A pesquisa Datafolha mostra que somente os simpatizantes dos eleitores do PT e de seus próprios eleitores ( lulista-dilmista) aprovam o governo, todos os demais segmentos socioeconômicos, políticos ou demográficos reprovam o desempenho administrativo da presidente Dilma Rousseff (PT). As pesquisas mostram que mesmo nos grupos sociais mais beneficiados pelas políticas econômicas do Planalto, a rejeição disparou; pela primeira vez também  a maioria dos que têm menor renda e menor escolaridade, já classifica a administração como ruim e péssima. Estes índices de desaprovação são significativos pois acontecem nas regiões Norte e Nordeste onde o governo tinha uma boa aceitação.
O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) chega aos patamares de reprovação equivalente à instabilidade do governo Sarney (1985-1990) e os últimos dias do governo Fernando Collor (1990-1992) antes da sua renúncia. O Partido dos Trabalhadores viu a sua estratégia de lutas de classes sociais ir por água baixo entre os seus eleitores tradicionais. O Fim da Era Lula (2003-2010) e o início de uma nova fase da política brasileira. 

   Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.


                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário