sábado, 7 de março de 2015

Artigo no Ceará Em Off - Os aliados informais de Camilo Santana: Moroni Torgan, Genecias Noronha e Alexandre Pereira

Artigo publicado no portal de notícia Ceará Em Off. Quarta - feira, 04 de Março de 2015. Titulo: Os aliados informais de Camilo Santana: Moroni Torgan, Genecias Noronha e Alexandre Pereira

A política cearense não está caracterizada pelo tradicional embate de situação e oposição, mas na personalização de atores políticos, em detrimento dos partidos e dos movimentos sociais. O governador Camilo Santana (PT) procura criar um guarda-chuva  composto por aliados da sua base governista, para criação do seu grupo ou corrente política nos próximos quatro anos.

O cenário político-eleitoral do segundo turno das eleições de 2014 no estado do Ceará, não existe mais, em decorrência do estilo conciliador do governador Camilo Santana (PT) que busca dialogar com os setores políticos das oposições. Camilo Santana não deseja ser apenas o continuísmo administrativo do seu antecessor, o ex-governador Cid Gomes (PROS),  que construiu  contra si uma frente política- partidária de ex-aliados nos últimos oito anos.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
As forças de oposições estão dividas em dois ramos bem específicos: os adversários pessoais e os adversários ideológicos. Os adversários pessoais já fizeram parte em algum momento do condomínio político- administrativo do ex-governador Cid Gomes (PROS), como por exemplo o atual senador Eunício Oliveira (PMDB) e a deputada federal Luzianne Lins (PT). Os adversários ideológicos são reféns do cenário nacional de polarização entre situação e oposição na arena partidária, como é o caso dos seguintes políticos: Moroni Torgan (DEM), Genecias Noronha (Solidariedade) e Alexandre Pereira (PPS), mas eles não são inimigos do governador Camilo Santana (PT).

O governador Camilo Santana (PT) procura transcender o grupo político dos irmãos Ferreira Gomes, como também a sua agremiação partidária, para construir um novo pacto político- administrativo nesse período de crise nas finanças do Estado do Ceará. Camilo Santana tem um dialogo pessoal com o presidente estadual do DEM, o deputado federal Moroni Torgan, para uma relação cordial no campo político-administrativo que é reproduzida na construção da relação, com o presidente estadual do Solidariedade, o deputado federal Genecias Noronha, nos primeiros dias do seu mandato. O presidente estadual do PPS, o empresário Alexandre Pereira, já mantém uma relação antiga, devido ao convívio democrático, com o governador Camilo Santana (PT), independente das disputas partidárias de Brasília.

                                             Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Nenhum comentário:

Postar um comentário