domingo, 5 de abril de 2015

O movimento 12 de Abril em Fortaleza – Existe perigo na certeza do sucesso?




No próximo final de semana, na cidade de Fortaleza, no bairro da Aldeota na Praça Portugal, poderemos ter a maior manifestação pública anti-Dilma Rousseff (PT). O movimento  do dia 15 de Março de 2015,ocorrido também na praça Portugal, foi enorme sucesso de público, mídia alternativa e  meios de comunicação tradicionais (Televisão, Rádio e Jornal).

O quase consenso da rejeição da administração da presidente e do seu segundo mandato pode gerar em algumas pessoas o sentimento de que não seja necessária a participação no ato público de desagravo ao Planalto. A manifestação de 15 de Março foi realizada um mês após o feriado do Carnaval, já a manifestação do dia 12 de Abril, será logo depois do feriado da Páscoa, isso irá causar uma desmobilização social-política, natural após um longo período de descanso.


O desaparecimento da militância pró-Dilma Rousseff nas redes sociais pode ser outra armadilha para os ativistas digitais do movimento 12 de Abril, por haver quase um pensamento único no Facebook, Twitter e outros aplicativos de interação social. O excesso de chamativo para o protesto pode ocasionar uma rejeição em alguns usuários das redes sociais pela maneira da repetição do convite ao ato público nas suas timelines. 

          Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Nenhum comentário:

Postar um comentário