segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Uma breve leitura do Partido dos Trabalhadores do Ceará


A ex – prefeita Luizianne Lins (PT) retorna de um período de estadia na cidade do Rio de Janeiro, onde foi resolver algumas questões de foro particular. A presidente do Partido dos Trabalhadores já voltou a ficar a frente da direção estadual, com o proposito de organizar uma oposição sistemática ao governador Cid Gomes (PSB), numa tarefa hercúlea, pois como no mito grego, a mesma está quase sozinha nessa empreitada.

O deputado federal Eudes Xavier (PT) mantém um posicionamento de solidariedade à sua corrente interna no PT local, mas continua a seguir a orientação do Planalto, em relação ao futuro da aliança nacional com o governador Cid Gomes (PSB).

O deputado estadual Antônio Carlos (PT) já se declara um parlamentar independente da base governista na Assembleia Legislativa do Ceará, mas não vai discordar do diretório estadual de sua agremiação partidária, em relação à manutenção da aliança estadual no pleito eleitoral de 2014, com o bloco partidário do PMDB e do PSB.

O Partido dos Trabalhadores já decidiu em suas instâncias internas, pela  manutenção da aliança com o Partido Socialista Brasileiro, sem levar em conta o desejo de sua presidente estadual que pretende fazer uma oposição radical ao condomínio político – eleitoral do governador Cid Gomes e do senador Eunício Oliveira (PMDB).

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O deputado federal José Nobre Guimarães e os secretários estaduais ( Camilo Santana, Professor Pinheiro, Nelson Martins) do Partido dos Trabalhadores, já se declararam pró –  Governo Estadual. A discursão sobre a aliança será feita somente em 2014, no ano do pleito eleitoral.

O deputado federal Artur Bruno (PT) começa a se movimentar no sentido de criar uma corrente política interna no Partido dos Trabalhadores, que mantenha aliança com o Governo estadual, num outro patamar de discussão de parceria politica - administrativa, ainda nesse ano, sem esperar o período eleitoral de 2014. O petista Artur Bruno já atraiu o grupo do vereador  fortalezense Acrísio Senna (PT), para a sua órbita de interesse político – eleitoral, na construção de uma nova corrente no diretório municipal de Fortaleza.

A ex – prefeita Luizianne Lins não tem como unificar o seu partido, em torno dos seus interesses para o pleito eleitoral de 2014. Os petistas são por natureza  governistas em relação ao Governo estadual, pois nesse sentido há quase um consenso anti – Luizianne Lins. A atual chefe da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, não terá tempo de construir uma oposição partidária ao governador Cid Gomes (PSB), somente haverá um posicionamento individualista da mesma dentro de seu partido. 


2 comentários:

  1. Prezado F Barbosa, o que se conclui é que aí no Ceará como em todas as UF em nosso Páis a politica é um saco de gatos e cães todos hidrofobos e malucos viciados em erário e o povo eleitor o bobo, palhaço que alimenta esse circo.E assim enquanto eles comem caviar aí o cearense serve-se de rapadura e em outras cidades o pasto é de chibé!

    ResponderExcluir
  2. O sistema partidário da política cearense, com certeza, é apenas um reflexo ampliado da decadência dos partidos políticos da esfera nacional.

    ResponderExcluir