quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ciro Gomes e o seu senso pragmático de fazer política


O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) se refez como liderança política, nesses últimos dias, e principalmente perante os meios de comunicação, como numa espécie de defensor intransigente da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ciro Gomes conseguiu produzir um debate público, que não estava planejado, nos principais órgãos de notícias do país.

O Partido dos Trabalhadores não tem nenhuma liderança com esse perfil de discussão agressiva contra os seus adversários, e nem com os seus prováveis dissidentes da base aliada no Congresso, em relação ao pleito eleitoral de 2014. O ex – ministro Ciro Gomes (PSB) monopoliza as críticas radicais aos principais oponentes (Eduardo Campos, Aécio Neves, Marina Silva) à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O PT tem dificuldade em fazer a defesa de sua candidata natural, pois a mesma não tem relação orgânica, com os militantes do seu próprio partido.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não esperava um confronto interno, com um dos seus correligionários de agremiação partidária, sobre a sua postulação, como pré – candidato à presidência da República, no próximo ano. Eduardo Campos conta com enorme simpatia dos empresários e de políticos descontentes com a política econômica do Governo Federal.

O estilo comunicativo de Ciro Gomes, já demonstrou ser útil ao Governo federal na época da crise do Mensalão (2005), no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O novo cargo de questionador dos prováveis adversários da presidente Dilma Rousseff (PT), não estava preenchido por nenhuma outra liderança no circulo do poder, por isso o ex – governador Ciro Gomes, com seu senso político aguçado aproveitou esse espaço vazio, na disputa do pleito eleitoral de 2014. A reforma no primeiro escalão do Planalto, já pode ser interpretado, como um troféu de reconhecimento do seu valor político, para os interesses eleitorais da presidente Dilma Rousseff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário