domingo, 10 de março de 2013

O senador Eunício Oliveira precisará construir um consenso interno no PMDB cearense


O senador Eunício Oliveira (PMDB – CE) não espera o aval do governador Cid Gomes (PSB – CE), para o lançamento de sua pré – candidatura ao Governo estadual, no próximo ano.  O diretório estadual do PMDB já apresentou, nesse final de semana, as suas inserções de propaganda gratuita no horário nobre da televisão e do rádio. Eunício Oliveira foi o único a aparecer nas propagandas peemedebistas para o público cearense, como se já houvesse consenso no seu partido, para o lançamento de sua candidatura a governador do Ceará.

O condomínio político – administrativo do chefe do executivo estadual, o engenheiro Cid Gomes, já tem parceria, com a maioria dos partidos, como também, com os setores organizados da sociedade civil. Cid Gomes ainda está sofrendo uma pressão interna enorme, da cúpula estadual do Partido Socialista Brasileiro, para o lançamento de um nome próprio ao Governo estadual. Os irmãos Gomes têm o apoio do Planalto para a manutenção da aliança, com o Partido dos Trabalhadores, no próximo pleito eleitoral de 2014, no Ceará.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O vice – governador Domingos Filho (PMDB) mantém a sua pré – candidatura em silêncio em relação aos meios de comunicação, mas no caminho oposto, o mesmo tem uma plataforma de apoio entre os prefeitos e os deputados estaduais. Domingos Filho não demonstra interesse em sair do PMDB, para simplesmente deixar o espaço livre ao seu presidente estadual, no pleito eleitoral do próximo ano.

O governador Cid Gomes (PSB) deve consultar os seus aliados, para a sua própria sucessão estadual, no pleito eleitoral de 2014. A primeira consulta deverá ser ao seu vice – governador Domingos Filho (PMDB), que mantém um grupo político de apoio ao Governo estadual, isso por si só aumenta o seu papel, como um aliado primordial nos planos do chefe do executivo estadual, para a escolha do seu sucessor.

O senador Eunício Oliveira precisará construir um consenso interno na sua agremiação partidária, com o peemedebista Domingos Filho, pois sem esse rearranjo interno, a sua pré – candidatura apenas será uma propaganda eleitoral antes da campanha oficial para o Governo estadual de 2014.


Um comentário: