quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

José Pimentel e a negação do consenso

José Pimentel e a negação do consenso

O senador José Pimentel (PT) representa ruptura no consenso em torno do governador, Cid Gomes. O guarda – chuva partidário de apoio ao Governo estadual é uma fotocópia base aliada dilmista - lulista no Congresso. Não existia ameaça real ao domínio dos Ferreiras Gomes no espectro político - administrativo no Ceará. 

O chefe do executivo do Governo estadual, Cid Gomes, tem tradição política – eleitoral de aliança com o Partido dos Trabalhadores no período ou época lulista (2003 -2010) na presidência da República. O cidismo tem origem no campo político e administrativo da Era Tasso Jereissati (1987 – 2006). Numa espécie de subconjunto do grupo familiar sobre a liderança, Ciro Gomes, o principal aliado do tassismo

O beneficio dessa permuta entre o cidismo e o lulismo foi rearranjo político – eleitoral hegemônico na política local com duração de quase uma década. A tendência seria o embate interno entre as forças dessa coligação partidária (PT-PSB-PMDB), somente no pleito eleitoral para o Governo do Estado em 2014. Nas últimas quarenta oito horas o processo aliancista entre o PT e o PSB – cidista entrou numa crise sem saída. O pivô desse rearranjo de forças é o José Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário