sábado, 18 de outubro de 2025

Ciro Gomes e o Lulopetismo Cearense - Avaliação da Genial-Quaest



O link do site do Ceará Em Off:  https://cearaemoff.com.br/index.php/noticias/865-ciro-gomes-e-o-lulopetismo-cearense-avaliacao-da-genial-quaest


A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes, sempre defendeu a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tinha uma liderança consolidada a nível nacional, como uma espécie de pós-lulismo num eleitorado moderado de perfil centrista tanto de direita e de esquerda. 


A segunda tese aos clientes da Consultoria LCFB, o ex-ministro Ciro Gomes tem muita dificuldade em ser uma liderança antilulista na política cearense, pois  a liderança de centro-direita não bolsonarista que dialoga com o eleitorado lulista não petista.


A recente pesquisa de opinião pública da Genial-Quaest para a sucessão presidencial do presidente Lula (PT), sem dúvida mostrou a alta competitividade do ex-ministro Ciro Gomes num eventual segundo turno contra o titular do Palácio do Planalto:


Lula - 41%


Ciro Gomes - 32%


Indecisos - 3%


Branco / Nulo / Não vai votar - 24%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes é um ponto de confluência para o antigo eleitorado tucano de centro-direita que não deseja a atual polarização política-eleitoral. 




É o retorno do período pré-eleitoral sem a participação do eleitorado bolsonarista, porém, extremamente antipetista ao estilo do eleitor tucano no segundo turno do pleito eleitoral de 2014, na sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). 


A consulta de opinião pública da Genial-Quaest sobre a popularidade do presidente na região nordestina, sem dúvida trouxe o retorno do lulopetismo como força hegemônica nos noves estados:


Aprova - 62%


Desaprova - 36%


Não sabe / Não respondeu - 2%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes a nível estadual ou a nível de política cearense vai evitar bater de frente com o presidente Lula (PT), pois há um eleitorado moderado lulista não petista, porém, conservador não bolsonarista. Ciro Gomes compreende que não é vantajoso ser antipetista na política alencarina.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






Nenhum comentário:

Postar um comentário