A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tentará participar ativamente no processo político-eleitoral à nível nacional, em relação à sucessão presidencial de 2026. Ciro Gomes deve lançar o ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, como pré-candidato ao Governo Estadual.
O vazio político-eleitoral ou orfandade do eleitorado conservador-liberal cearense é algo previsível com a não candidatura do ex-ministro Ciro Gomes para a sucessão eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT), no próximo ano.
A Consultoria LCFB identificou um voto antipetista com uma confluência política-eleitoral favorável à pré-candidatura ao Governo Estadual do ex-ministro Ciro Gomes. É um movimento espontâneo político-social de parte do eleitorado cearense que não deseja a permanência do lulopetismo à frente do executivo estadual, no pleito eleitoral de 2026.
O perfil ideológico dos eleitores antipetista no Ceará de acordo com a Consultoria LCFB:
* O eleitor direitista bolsonarista
* O eleitor direitista não bolsonarista
* O eleitor de centro-direita antipetista
* O eleitor de centro-esquerda não lulista (É flutuante nas pesquisas eleitorais)
Obs: o sentimento antipetista não é especificamente no campo ideológico, pois é mais um sentimento oposicionista aos onze anos administrativos (Camilo Santana e Elmano de Freitas) do lulopetismo à frente do Governo Estadual.
O senador Eduardo Girão vai se lançar para o cargo de governador cearense nos próximos dias pelo Novo. Eduardo Girão poderá ser convidado pelo presidente estadual do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes, para se filiar nesta agremiação partidária (PL).
A Consultoria LCFB chamará atenção no próximo boletim aos clientes da Consultoria LCFB da possibilidade do senador Eduardo Girão (Novo) se filiar ao Partido Social Democrático (PSD) através do presidente nacional desta agremiação, o ex-ministro Gilberto Kassab, e do governador do Paraná, o jornalista Ratinho Júnior, nos próximos dias.
As últimas pesquisas (Paraná Pesquisa e Realtime) de opinião pública para a sucessão do governador Elmano de Freitas (PT), já identificaram o voto de identidade na postulação política-eleitoral do senador Eduardo Girão (Novo).
Obs: o voto de identidade é confluência do eleitorado conservador-liberal tanto bolsonarista e não bolsonarista, é algo em torno de 15% até 20% nas pesquisas estimuladas da Paraná Pesquisa e da Realtime, na sucessão estadual. O eleitorado direitista antipetista quer é pró-Eduardo Girão (Novo).
A Consultoria LCFB defende a tese de que o senador Eduardo Girão (Novo) pode sedimentar o eleitorado direitista cearense, porém, não será fácil atrair o eleitorado de centro-direita antipetista; e não vai atrair o eleitorado centro-esquerda não petista.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário