O espectro ideológico da direita brasileira é antipetista por natureza, todavia, é um movimento horizontal com capacidade de criar uma alternativa política-eleitoral para a sucessão presidencial do próximo ano. A direita moderada antipetista é a nova centro-direita radicalizada no campo ideológico da política nacional.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o ex-ministro Ciro Gomes aprendeu muito sobre o eleitorado direitista cearense no pleito eleitoral de Fortaleza de 2024, quando, a candidatura à reeleição, do prefeito da capital cearense, o cirista José Sarto (PDT), colapsou durante o processo eleitoral.
A Consultoria LCFB acredita que o ex-ministro Ciro Gomes tem uma noção mínima do fim do eleitorado centrista cirista-tassista na política cearense. Ciro Gomes vai tentar aderir ao eleitorado direitista moderado antipetista, mas, é apenas simpatizante do bolsonarismo.
A pesquisa de opinião pública a nível nacional da AP Exata trouxe um cenário de acolhimento nas redes sociais da centro-direita radicalizada ou centro-direita antipetista que começou a dialogar com o ex-ministro Ciro Gomes em termos político-eleitorais.
A pesquisa estimulada da Genial-Quaest traz um cenário de crescimento da perspectiva política-eleitoral, no cenário estimulado, do ex-ministro Ciro Gomes no primeiro turno do pleito eleitoral de 2026, para a presidência da República. Ciro Gomes tem em média 13% de perspectiva de voto no cenário de primeiro turno, porém, no cenário estimulado do segundo turno, o próprio alcança entre 33% e 35% contra 40% do presidente Lula.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o esvaziamento do bolsonarismo é uma realidade política, todavia, o antipetismo radicalizado de setores médios da sociedade civil ainda se mantém firme e forte sendo constatado nas consultas eleitorais.
O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu que o sentimento antipetista de parte da sociedade civil brasileira é algo independente do bolsonarismo. Ciro Gomes pode atrair um eleitorado de direita para a sua postulação presidencial.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tem mais apetite político-eleitoral para o cenário nacional em detrimento do cenário local. A postulação de Ciro Gomes para o executivo estadual é ainda uma incógnita política-eleitoral para a Consultoria LCFB.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário