O ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque, participou no programa Política do apresentador e jornalista, Erivaldo Carvalho, na TV Otimista. Cândido Albuquerque literalmente fundou uma nova corrente política-eleitoral no Ceará: Cirismo Centrista Cearense (CCC).
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, já apontava o advogado Cândido Albuquerque como articulador político do neocirismo de perfil ideológico-econômico de centro-direita, mas, não distante da centro-esquerda liberal na política cearense.
O programa Política na TV Otimista do apresentador e jornalista Erivaldo Carvalho, com três blocos televisivos, com a participação do ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque, sem dúvida demarcou no campo político-eleitoral, a concretização do movimento social espontâneo pró-Ciro Gomes, porém, há um movimento horizontal da classe média cearense que deseja uma frente ampla antipetista. A principal característica de um movimento horizontal é a não existência cúpula de comando, mas, temos pontos convergentes dos seus participantes via o espaço público abstrato (Internet).
A Consultoria LCFB vai frisar que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O fechamento de um ciclo de doze anos (2015-2026), do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do Governo Estadual, criou um cansaço em uma parte, nada pequena, do eleitorado conservador-liberal alencarino.
O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense.
A Consultoria LCFB classifica o professor universitário, Cândido Albuquerque, como uma voz que representaria o anseio da alta classe média cearense de perfil econômico liberal, todavia, o seu perfil no campo moral como conservador; é por natureza antipetista. Cândido Albuquerque identificou esse movimento sociopolítico de centro-direita que não deseja o continuísmo administrativo do lulopetismo à frente do poder executivo estadual, no pleito eleitoral de 2026.
A Consultoria LCFB defende a tese de que a futura corrente política-eleitoral a qual vamos denominar de Cirismo Centrista Cearense (CCC) existe como movimento espontâneo horizontal (Sem hierarquia), pois é a concretização do sentimento antipetista cearense, todavia, temos a tendência do surgimento de lideranças, com esse movimento sociopolítico se tornando um movimento vertical (Com Hierarquia).
Anexo:
A Consultoria LCFB vai fazer um pequeno resumo dos três blocos televisivos do programa Política da TV Otimista do apresentador Erivaldo Carvalho; e tendo como entrevistado o advogado Cândido Albuquerque:
1) No primeiro bloco o advogado Cândido Albuquerque abordou os pesos e contrapesos entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cândido Albuquerque é crítico do ativismo no Judiciário.
2) No segundo bloco, o entrevistado (Cândido Albuquerque) descreve a função do senador. Cândido Albuquerque faz uma crítica ao senador licenciado, o ministro Camilo Santana (PT) e às suas suplentes.
3) No último bloco, o ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque fez uma análise política sobre a pré-candidatura ao Governo Estadual do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). Cândido Albuquerque se propõe à desempenhar papel de articulador político-social junto aos setores organizados da alta classe média cearense pró-Ciro Gomes.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário