segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Consultoria LCFB e o IBESPE




A Consultoria LCFB trabalha com exclusividade no Ceará, com as pesquisas da IBESPE sobre a avaliação do Governo Federal e do presidente Lula. 


Os clientes da Consultoria LCFB receberam a pesquisa de opinião pública do IBESPE. 


Caso não seja cliente da Consultoria LCFB. Você pode adquirir a pesquisa  IBESPE de avaliação do Governo Federal e do presidente Lula. 


Os nossos contatos:


Whatsapp: 85991027615 ou 85996522716 


E-mail comercial : consultorialcfb@terra.com.br


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


domingo, 14 de dezembro de 2025

Júnior Mano vai tomar o espaço político-eleitoral junto ao Elmano de Freitas: Eunício Oliveira (MDB) e Domingos Filho (PSD)




O diretório estadual do MDB (Eunício Oliveira) e o diretório estadual do PSD (Domingos Filho) não vão ceder espaço na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas, para a dupla Cid Gomes e Júnior Mano 


A Consultoria LCFB detectou o movimento espontâneo do presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, para ser uma espécie de anteparo político-eleitoral do governador Elmano de Freitas contra as iniciativas do neo-socialismo do senador Cid Gomes e do deputado federal Júnior Mano, com a colaboração do ex-prefeito do Eusébio, o médico Acilon Gonçalves.


A iniciativa do deputado federal, Eunício Oliveira, em se alinhar automaticamente ao governador Elmano de Freitas (PT), na tem reconhecimento político-eleitoral do grupo majoritário regional do Partido dos Trabalhadores sob a liderança do deputado federal José Nobre Guimarães e da bancada de parlamentares petistas da Assembleia Legislativa do Ceará. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que uma aliança política-eleitoral entre o MDB e o governador Elmano de Freitas (PT) acontece no campo pessoal, pois será boicotada pelo senador Cid Gomes (PSB) e o grupo político-partidário do deputado federal, José Nobre Guimarães (PT), pois um adversário comum dos grupos cidistas e petistas é o Eunício Oliveira-MDB.


Os conflitos internos no MDB não são intervenção direta do senador Cid Gomes (PSB), mas, apenas um processo natural político-eleitoral de realinhamento interno das várias alas desta agremiação partidária. 


O secretário estadual Domingos Filho mantém o controle do diretório estadual do PSD, todavia, o próprio deseja ser o futuro presidente da Assembleia Legislativa do Ceará no biênio 2027-2028 numa eventual reeleição do governador Elmano de Freitas (PT). 


O grupo político-partidário do secretário estadual, Domingos Filho (PSD), procura se alinhar com o presidente estadual do Republicanos, o empresário Chiquinho Feitosa, para uma indicação conjunta a uma vaga de pré-candidatura ao Senado na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).


A Consultoria LCFB alertou nos seus boletins aos clientes que a direção nacional do PSD-Gilberto Kassab vai liberar o diretório local para apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), mas, o desejo do senador Cid Gomes (PSB) de introduzir a postulação ao Senado, do deputado federal Júnior Mano (PSB), por si só cria uma zona de atrito entre o PSD e a base aliada do Governo Estadual. Cid Gomes deseja a vaga de presidência da mesa diretora da ALCE no biênio 2027-2028 para a deputada estadual Lia Gomes (PSB).


O secretário estadual Domingos Filho deve ser candidato à deputado estadual no próximo ano, e de olho na presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, contudo, o senador Cid Gomes (PSB) vai tentar desestabilizar as pretensões do Domingos Filho e do diretório estadual do PSD. Cid é agente desestabilizador externo dos interesses internos do diretório estadual do PSD e da base aliada do Governo Estadual. 


P. S - o artigo é um tópico do relatório da Consultoria LCFB aos clientes. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Alexandre Pereira e o Cidadania 23






A militância do Cidadania reconduziu o empresário e consultor de turismo, Alexandre Pereira, para a presidência do diretório estadual. Alexandre Pereira pretende atrair as lideranças da sociedade civil cearense que não desejam o modelo de polarização política-eleitoral para 2026.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a direção nacional do Cidadania vai apoiar uma frente partidária de centro-direita na sucessão do presidente Lula (PT). É muito improvável que o Cidadania entre na base aliada do lulopetismo no próximo ano. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o presidente estadual do Cidadania, o empresário Alexandre Pereira, mantenha uma certa neutralidade política-eleitoral até abril de 2026. O governador Elmano de Freitas (PT) não demonstra interesse em fazer aproximação política-administrativa com o Cidadania, porém , a frente partidária oposicionista cearense (PSDB e União Brasil-Progressistas) mantém uma boa relação com o presidente estadual do Cidadania, o empresário Alexandre Pereira. 


Anexo:


A Consultoria LCFB defende a tese de que o lançamento da pré-candidatura a presidente da República do senador Flávio Bolsonaro (PL), terá como efeito colateral a construção de uma frente partidária de centro-direita não bolsonarista:


- União Brasil e Progressistas 

- PSD / Ratinho Júnior / Gilberto Kassab 

- Republicanos / Tarcísio de Freitas 

- Podemos 

- Solidariedade e PRD

- PSDB 

- Cidadania 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, será em breve recebido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com a participação do empresário Alexandre Pereira. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa - CEO da Consultoria LCFB


segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

O próximo boletim da Consultoria LCFB. Tema: O futuro do bolsonarismo cearense?




O próximo boletim da Consultoria LCFB. Tema: O futuro do bolsonarismo cearense? 


Os clientes da Consultoria LCFB vão receber na quarta-feira (10/12) o boletim.


No caso de não ser cliente da Consultoria LCFB. Você pode adquirir o boletim avulso através dos seguintes contatos:


Whatsapp: 85991027615 ou 8596522716 


E-mail comercial : consultorialcfb@terra.com.br 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O futuro realinhamento político-eleitoral entre Ciro Gomes e André Fernandes



No seu recente boletim aos clientes a Consultoria LCFB defende a tese de que uma parte significativa do eleitorado direitista cearense pode votar numa candidatura ao Governo Estadual apoiada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e pelo deputado federal André Fernandes (PL). O nome de consenso é o ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (União Brasil).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) poderá ser convidado para a chapa majoritária presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), como pré-candidato ao cargo de vice-presidente. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita no interesse do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) em retornar à política nacional, em detrimento da política cearense. 


O deputado federal André Fernandes foi obrigado a suspender as negociações com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) sobre a sucessão estadual, todavia o próprio (André Fernandes) vai manter as negociações para o pleito eleitoral de Fortaleza em 2028, com o grupo político cirista-tassista. 




A Consultoria LCFB defende a tese de que a criação do palanque presidencial pró-Tarcísio de Freitas será organizada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), em solo cearense. Ciro Gomes e André Fernandes serão em breve responsáveis pela criação do movimento social-político da pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em terras alencarinas.


A Consultoria LCFB acredita que o afastamento do diretório estadual do Partido Liberal (PL) do bloco partidário oposicionista popular-liberal (PSDB e União Brasil-Progressistas) é apenas momentâneo, porém, a tendência é o retorno em função da pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o pré-palanque regional sob a coordenação do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) e do deputado federal André Fernandes (PL).


Anexo:


No recente boletim da Consultoria LCFB aos clientes foi ventilada a possibilidade da chegada de parlamentares oposicionistas para ocuparem a direção estadual do Republicanos. 


A outra tese que o relatório da Consultoria LCFB levanta é sobre a possibilidade do diretório nacional do PSD-Gilberto Kassab apoiar a frente partidária oposicionista cearense (PSDB, Podemos, Avante, PL e União Brasil - Progressistas), sem consultar a direção estadual desta agremiação partidária. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Relatório da Consultoria LCFB: O Fator Anti-Cid Gomes na Política Cearense via Ciro Gomes / O Papel do Ivo Gomes




Relatório da Consultoria LCFB: O Fator Anti-Cid Gomes na Política Cearense via Ciro Gomes / O Papel do Ivo Gomes 


O relatório já foi entregue aos clientes da Consultoria LCFB. 


Caso não seja cliente da Consultoria LCFB, só precisa pedir através dos seguintes contatos:


Whatsapp : 85991027615 ou 8596522716


E-mail comercial : consultorialcfb@terra.com.br


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB - 44.294.034 / 0001-01



sábado, 29 de novembro de 2025

Ciro Gomes e o embuste político-partidário: Aécio Neves



A Consultoria LCFB sempre classificou a ida do ex-ministro Ciro Gomes para o diretório estadual do PSDB, como grande erro político-eleitoral, todavia, o ninho tucano à nível nacional é uma sequência de contradições que desafiam o bom senso. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defendia a tese da filiação do ex-ministro Ciro ao Progressistas (PP), em detrimento da sua provável filiação ao PSDB. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita na pré-candidatura de Ciro Gomes para o cargo de vice-presidente numa chapa majoritária com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou com o governador Ratinho Júnior (PSD).


A Consultoria LCFB classificou, no seu último boletim aos clientes, que a chegada do deputado federal Aécio Neves na presidência nacional do PSDB é literalmente uma ducha de água fria na postulação presidencial do ex-ministro Ciro Gomes. Ocorre então um esvaziamento do discurso de renovação tucana, como também de qualquer tentativa de defesa da ética e da moralidade para opinião pública desta agremiação partidária. 




O eleitorado direitista antipetista que não é bolsonarista, já foi em algum momento simpatizante das candidaturas presidenciais tucanas, mas teve um rompimento político-eleitoral sem volta. O PSDB não é uma alternativa política-eleitoral para o antipetismo à nível nacional. 


A probabilidade de uma revoada de tucanos no primeiro semestre de 2026, é algo muito provável. O futuro presidente nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves, é um impedimento político-eleitoral natural para a postulação ao cargo de vice-presidente do ex-ministro Ciro Gomes, no pleito eleitoral de 2026.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 







sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Relatório: O Fator Anti-Cid Gomes na Política Cearense via Ciro Gomes / O Papel do Ivo Gomes






O relatório da Consultoria LCFB vai analisar alguns pontos específicos do anticidismo na política cearense:


 1) O senador Cid Gomes desestabilizou o diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro. 


2) O governador Elmano de Freitas (PT) vai fortalecer a federação partidária lulopetista (PT-PC do B e PV) e o PDT ou elmanismo não petista. 


 3) O diretório estadual do MDB (Eunício Oliveira) e o diretório estadual do PSD (Domingos Filho) não vão ceder espaço na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas, para a dupla Cid Gomes e Júnior Mano. 


4) A ala governista do União Brasil e o diretório estadual do Progressistas têm interesse no esvaziamento político-administrativo do senador Cid Gomes (PSB) perante o Governo Estadual. 


5) Ciro Gomes e o Anticidismo.


6) Ciro Gomes e a Direita Não Bolsonarista.


7) Elmano de Freitas e o Conservadorismo Popular via Ciro Gomes - André Fernandes.


8) Anexo: o papel do Ivo Gomes?


O relatório será entregue aos clientes da Consultoria LCFB nesta sexta-feira (28/11). Caso não seja cliente da Consultoria LCFB, só precisa pedir através dos seguintes contatos:


Whatsapp : 85991027615 ou 8596522716


E-mail comercial : consultorialcfb@terra.com.br


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB - 44.294.034 /0001-01 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Luiz Gastão é aliado do Elmano de Freitas? Sim




A Consultoria LCFB chama atenção para o posicionamento político-ideológico do deputado federal, Luiz Gastão (PSD), como representante do conservadorismo social no Congresso.  


O deputado federal Luiz Gastão (PSD) na política nacional é um parlamentar católico social, que atua como expoente entre os conservadores. Luiz Gastão na política cearense é apenas um simples aliado do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza, o neopetista Evandro Leitão.  





A Consultoria LCFB defende a tese de que o eleitorado conservador-liberal de teor ideológico antipetista somente enxerga o deputado federal, Luiz Gastão (PSD), como aliado político-eleitoral do lulopetismo local.  


No próximo boletim da Consultoria LCFB vamos trazer mais informação sobre o mandato do deputado federal Luiz Gastão (PSD) perante a opinião pública conservadora-liberal. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Eduardo Girão e a certeza política da incerteza eleitoral



O senador Eduardo Girão (Novo) será pré-candidato ao cargo de governador cearense nos próximos dias. Eduardo Girão vai demarcar um espaço público mínimo de sobrevivência política-eleitoral do seu grupo. É válido? Talvez. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita numa estratégia política-eleitoral amadora do núcleo de pré-campanha ao Governo Estadual do diretório regional do Novo. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o senador Eduardo Girão (Novo) se encontra sem nenhuma estratégia política-eleitoral ou se encontra num vazio político-eleitoral produzido por sua equipe. 


No recente boletim aos clientes da Consultoria LCFB, o principal objeto de análise foi o bom convívio entre o grupo político-partidário do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e a direção estadual do Partido Liberal (PL) sob a liderança do deputado federal André Fernandes, com isso não existe um espaço mínimo para outros atores político-eleitorais:


1 - Eduardo Girão (Novo)


2 - Roberto Cláudio (União Brasil)


3 - Capitão Wagner (União Brasil)


A Consultoria LCFB chama atenção que o senador Eduardo Girão (Novo) se tornou uma liderança oposicionista sem função estratégica para o pleito eleitoral de 2026, a nível estadual. Eduardo Girão é uma cópia em miniatura do ex-senador Sérgio Machado (1995-2002) no final do seu único mandato, em síntese sem muita influência política-eleitoral.  




A Consultoria LCFB defende a tese de que o espectro ideológico do eleitorado liberal-conservador cearense não identificou o senador Eduardo Girão (Novo) como uma liderança antipetista, a nível estadual. 


O eleitorado liberal-conservador pode ser chamado também de direita não bolsonarista de acordo com a Consultoria LCFB. 


Anexo: 


O senador Eduardo Girão (Novo) se aproximou do bolsonarismo à nível nacional, pois é um movimento político-eleitoral legítimo na tentativa de se identificar tardiamente com parte da direita antipetista, com pouca repercussão à nível estadual. 


O bolsonarismo cearense sob a liderança do deputado federal André Fernandes (PL) criou uma boa relação política-institucional com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), nos últimos dias. 


A direita cearense bolsonarista aderiu a um movimento político-eleitoral de moderação nas alianças com a centro-direita radicalizada antipetista local. O senador Eduardo Girão (Novo) não compreendeu o novo ciclo político-eleitoral do campo ideológico conservador-liberal cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 





quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Vídeo : Roberto Cláudio e Capitão Wagner se tornaram lideranças secundárias na oposição cearense




O novo vídeo no YouTube do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


" Roberto Cláudio e Capitão Wagner se tornaram lideranças secundárias na oposição cearense" 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



domingo, 16 de novembro de 2025

Romeu Aldigueri e o Elmano de Freitas no enfrentamento às Facções



O recente vídeo no YouTube do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, avalia a parceria política-institucional do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), nas ações policiais do Governo Estadual. 


Sem dúvida é uma parceria bem-vinda para o governador Elmano de Freitas (PT), na área publicitária institucional da segurança pública. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



terça-feira, 11 de novembro de 2025

Elmano de Freitas e Danilo Forte - O Combate ao Narcotráfico



O recente boletim aos clientes da Consultoria LCFB chamou atenção da mudança de abordagem das forças policiais cearenses em relação ao Comando Vermelho (CV).


O governador Elmano de Freitas (PT) autorizou a polícia militar a fazer o confronto armado com a facção CV no município de Canindé, e no confronto sete narcotraficantes morreram. Elmano de Freitas foi à imprensa para elogiar a operação policial, num contraponto aberto ao lulopetismo cearense que chamou a operação policial do Rio de Janeiro de chacina à céu aberto. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) compreendeu a alta rejeição da opinião pública ao narcotráfico. Elmano de Freitas se afastou da retórica da vitimização do narcotraficante da militância lulopetista local (PT-PC do B e PSOL). A alta classe média fortalezense ficou muito surpresa com a ação policial do Governo Estadual em Canindé.


O deputado federal Danilo Forte (UB) tem um projeto que classifica às facções como organizações terroristas. O novo relator do projeto é o deputado federal paulista, Guilherme Derrite (PP), na Comissão Constituição e Justiça (CCJ).




A Consultoria LCFB chama atenção que o deputado federal Guilherme Derrite (PP) vai ofuscar o deputado federal, Danilo Forte (UB), na tramitação do projeto na CCJ. Danilo Forte é um parlamentar com bom discurso de responsabilidade fiscal perante a imprensa nacional, todavia, é representante nato do municipalismo na bancada cearense da Câmara. 


A Consultoria LCFB disponibilizou um relatório ao deputado federal, Danilo Forte (UB), de forma gratuita, onde, tinha chamado atenção para o fato de que o parlamentar não tem a linguagem do parlamentar-apresentador de programa policial, como tem o governador goiano, Ronaldo Caiado (UB), e agora o deputado federal paulista, Guilherme Derrite (PP). 


Danilo Forte será até reconhecido por parte do eleitorado liberal-conservador como autor do projeto de tornar o narcotráfico em narcoterrorismo, porém, sem saldo eleitoral para a sua reeleição parlamentar no próximo ano. 


A Consultoria LCFB faz uma dica a equipe de comunicação do deputado federal, Danilo Forte (UB), que grave um vídeo com o governador Ronaldo Caiado (UB), sobre o projeto do Deputado Danilo Forte de tornar as facções em narcoterroristas.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






sábado, 8 de novembro de 2025

A maioria da opinião pública apoiou a operação policial no Rio de Janeiro




A democracia digital é uma realidade para maioria da sociedade brasileira, em particular entre os usuários das redes sociais nas idades entre 16 anos até 44 anos. 


A Consultoria LCFB chama de democracia digital o espaço público abstrato da Internet, onde, as opiniões e os posicionamentos ideológicos do cidadão-internauta é bem nítido e sem grande influência dos veículos tradicionais de comunicação: 


* Televisão 


* Rádio 


* Jornal 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, avaliou que o setor progressista da imprensa brasileira tentou pautar a operação policial na cidade do Rio de Janeiro, na terça-feira, 28 de outubro de 2025. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que os analistas liberais da política brasileira acreditam possuir o monopólio da verdade, principalmente nas redações jornalísticas .


A Consultoria LCFB chama atenção para o fato de que os parlamentares esquerdistas (PT,PSOL e PC do B) tiveram ressonância midiática nos veículos de comunicação tradicional na terça-feira (28/10), porém, a reação do cidadão-internauta foi de não consumir a pauta jornalística de teor ideológico progressista de vitimização social dos narcotraficantes mortos. O que é absurdo contra o senso crítico da opinião pública. 




A Consultoria LCFB recebeu vários boletins de avaliações da opinião pública via as redes sociais sobre a operação policial no Rio de Janeiro, com o posicionamento da maioria dos internautas contra as pautas da imprensa brasileira dos movimentos sociais e dos parlamentares lulopetistas. A tese do banditismo social é uma resposta ao aparato policial neofascista que não teve eco na sociedade brasileira. 


A pesquisa de opinião pública a nível nacional, da AtlasIntel de sexta-feira (31/10), trouxe um dado surpreendente quando o recorte da consulta abrange os moradores dos bairros pobres brasileiros. Locais onde vive a maioria dos eleitores lulopetistas, e onde o apoio foi maciço para as forças de segurança pública do Rio de Janeiro. Os números da AtlasIntel entre os moradores de favelas foram:


Aprovo - 87,6%


Desaprovo - 12,1%


Não sei - 0,3%


A Consultoria LCFB alertou aos seus clientes que o ministro da Comunicação, o publicitário Sidônio Palmeiras, teria recebido várias pesquisas de opinião pública sobre a repulsa do cidadão-internauta em relação ao desempenho do presidente Lula (PT), na operação policial no Rio de Janeiro. Sidônio Palmeiras afasta a imprensa do presidente Lula (PT), como também silencia a primeira-dama, pois foi tática de redução de danos perante a opinião pública. 


A Paraná Pesquisa fez uma consulta de opinião pública com os moradores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 29/10 e 30/10, cuja publicação foi feita na sexta-feira 31 de outubro. A Consultoria LCFB teve acesso a consulta de opinião pública da Paraná Pesquisa, com a surpresa da alta rejeição do carioca ao comportamento institucional do presidente Lula (PT), em relação à operação policial no Rio de Janeiro. Os números da Paraná Pesquisa:


Ótimo - 5,9%


Bom - 8,3%


Regular - 26,5%


Ruim - 11,1%


Péssimo - 45,0%


Não sabe / Não opinou - 3,3%


Observação: A pergunta no questionário da Paraná Pesquisa - Avaliação do trabalho do presidente Lula no combate ao Tráfico de Drogas. 



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político 











quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Vídeo: Elmano de Freitas contra Comando Vermelho (CV)




O recente vídeo no Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


" O governador Elmano de Freitas (PT) vai combater a facção criminosa do Rio de Janeiro: Comando Vermelho (CV). Elmano de Freitas vai na direção oposta do presidente Lula (PT), na área de segurança pública."


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Elmano de Freitas e o Conservadorismo Popular via Ciro Gomes - André Fernandes



O governador Elmano de Freitas (PT) compreendeu o fortalecimento da centro-direita radicalizada antipetista nas eleições municipais de 2024, nos seguintes municípios:


° Fortaleza 


° Caucaia 


° Juazeiro do Norte 


° Sobral 


° Outros 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o receituário político-eleitoral da direita cearense no aspecto ideológico do antipetismo ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e seus aliados, com certeza atraiu parte do eleitorado de centro-direita alencarina, nas eleições municipais de 2024. 


O governador Elmano de Freitas (PT) compreendeu que foi muito difícil derrotar o jovem deputado federal André Fernandes (PL), no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. Elmano de Freitas precisa compreender que parte do eleitorado centro-direita fortalezense se tornou antipetista na capital cearense, todavia, o eleitorado centro-direita no interior cearense também fez o mesmo movimento político-eleitoral nas grandes e médias cidades cearenses. O crescimento da adesão de eleitores da centro-direita alencarina a direita antipetista. 


A Consultoria LCFB teve acesso às pesquisas de opinião pública sobre a adesão de parte do eleitorado cearense à pré-candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) ao Governo Estadual. Ciro Gomes se tornou o principal adversário do lulopetismo à nível estadual em substituição ao ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), todavia, na região metropolitana de Fortaleza esse papel de principal liderança oposicionista é do deputado federal André Fernandes (PL).


A Consultoria LCFB defende a tese de que o antipetismo cearense entrou numa nova fase de construção de uma frente político-social sob a liderança da direita cearense, porém, a maioria da base antipetista é de perfil ideológico de centro-direita.


Anexo:


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, relembra que no campo político-ideológico o ex-deputado federal Moroni Big Torgan tinha um discurso antipetista na década de 2000 que vamos chamar de conservadorismo popular. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa diz que o conservadorismo popular precisa de uma liderança, com discurso na área de segurança pública como crítico do Governo Estadual, mas, a sua base social é conservadora ou centro-direita antipetista. 


A Consultoria LCFB acredita que o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) será uma nova versão do ex-deputado federal Moroni Big Torgan nos próximos meses. Ciro Gomes é dissidente do condomínio político-administrativo do ministro Camilo Santana (PT), como também o Ciro Gomes é um crítico voraz da área de segurança pública, e o seu público é o eleitorado de centro-direita antipetista. 


A Consultoria LCFB em breve vai lançar um boletim aos clientes sobre o conservadorismo popular como o discurso político-ideológico. O núcleo político do governador Elmano de Freitas (PT) precisa compreender o surgimento do conservadorismo popular via o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 







sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Vídeo - Ciro Gomes + André Fernandes: Cirismo Centrista Cearense (CCC)




A Consultoria LCFB defende a tese que a futura corrente política-eleitoral (Ciro Gomes + André Fernandes) na qual vamos denominar de Cirismo Centrista Cearense (CCC) existe como movimento espontâneo horizontal (Sem hierarquia), pois é a concretização do sentimento antipetista cearense, todavia, temos a tendência de surgimento de lideranças, com esse movimento sociopolítico se tornado um movimento vertical (Com Hierarquia).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB




quinta-feira, 23 de outubro de 2025

A Essência da Pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao Governo Estadual



A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tentará participar ativamente no processo político-eleitoral à nível nacional, em relação à sucessão presidencial de 2026. Ciro Gomes deve lançar o ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, como pré-candidato ao Governo Estadual. 


O vazio político-eleitoral ou orfandade do eleitorado conservador-liberal cearense é algo previsível com a não candidatura do ex-ministro Ciro Gomes para a sucessão eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT), no próximo ano. 


A Consultoria LCFB identificou um voto antipetista com uma confluência política-eleitoral favorável à pré-candidatura ao Governo Estadual do ex-ministro Ciro Gomes. É um movimento espontâneo político-social de parte do eleitorado cearense que não deseja a permanência do lulopetismo à frente do executivo estadual, no pleito eleitoral de 2026.


O perfil ideológico dos eleitores antipetista no Ceará de acordo com a Consultoria LCFB:


* O eleitor direitista bolsonarista 


* O eleitor direitista não bolsonarista 


* O eleitor de centro-direita antipetista 


* O eleitor de centro-esquerda não lulista (É flutuante nas pesquisas eleitorais)


Obs: o sentimento antipetista não é especificamente no campo ideológico, pois é mais um sentimento oposicionista aos onze anos administrativos (Camilo Santana e Elmano de Freitas) do lulopetismo à frente do Governo Estadual. 


O senador Eduardo Girão vai se lançar para o cargo de governador cearense nos próximos dias pelo Novo. Eduardo Girão poderá ser convidado pelo presidente estadual do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes, para se filiar nesta agremiação partidária (PL).




A Consultoria LCFB chamará atenção no próximo boletim aos clientes da Consultoria LCFB da possibilidade do senador Eduardo Girão (Novo) se filiar ao Partido Social Democrático (PSD) através do presidente nacional desta agremiação, o ex-ministro Gilberto Kassab, e do governador do Paraná, o jornalista Ratinho Júnior, nos próximos dias. 


As últimas pesquisas (Paraná Pesquisa e Realtime) de opinião pública para a sucessão do governador Elmano de Freitas (PT), já identificaram o voto de identidade na postulação política-eleitoral do senador Eduardo Girão (Novo). 


Obs: o voto de identidade é confluência do eleitorado conservador-liberal tanto bolsonarista e não bolsonarista, é algo em torno de 15% até 20% nas pesquisas estimuladas da Paraná Pesquisa e da Realtime, na sucessão estadual. O eleitorado direitista antipetista quer é pró-Eduardo Girão (Novo).


A Consultoria LCFB defende a tese de que o senador Eduardo Girão (Novo) pode sedimentar o eleitorado direitista cearense, porém, não será fácil atrair o eleitorado de centro-direita antipetista; e não vai atrair o eleitorado centro-esquerda não petista. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 





terça-feira, 21 de outubro de 2025

Cândido Albuquerque e a criação do CCC (Cirismo Centrista Cearense)




O ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque, participou no programa Política do apresentador e jornalista, Erivaldo Carvalho, na TV Otimista. Cândido Albuquerque literalmente fundou uma nova corrente política-eleitoral no Ceará: Cirismo Centrista Cearense (CCC).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, já apontava o advogado Cândido Albuquerque como articulador político do neocirismo de perfil ideológico-econômico de centro-direita, mas, não distante da centro-esquerda liberal na política cearense. 


O programa Política na TV Otimista do apresentador e jornalista Erivaldo Carvalho, com três blocos televisivos, com a participação do ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque, sem dúvida demarcou no campo político-eleitoral, a concretização do movimento social espontâneo pró-Ciro Gomes, porém, há um movimento horizontal da classe média cearense que deseja uma frente ampla antipetista. A principal característica de um movimento horizontal é a não existência cúpula de comando, mas, temos pontos convergentes dos seus participantes via o espaço público abstrato (Internet).




A Consultoria LCFB vai frisar que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O fechamento de um ciclo de doze anos (2015-2026), do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do Governo Estadual, criou um cansaço em uma parte, nada pequena, do eleitorado conservador-liberal alencarino.


O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense. 


A Consultoria LCFB classifica o professor universitário, Cândido Albuquerque, como uma voz que representaria o anseio da alta classe média cearense de perfil econômico liberal, todavia, o seu perfil no campo moral como conservador; é por natureza antipetista. Cândido Albuquerque identificou esse movimento sociopolítico de centro-direita que não deseja o continuísmo administrativo do lulopetismo à frente do poder executivo estadual, no pleito eleitoral de 2026.


A Consultoria LCFB defende a tese de que a futura corrente política-eleitoral a qual vamos denominar de Cirismo Centrista Cearense (CCC) existe como movimento espontâneo horizontal (Sem hierarquia), pois é a concretização do sentimento antipetista cearense, todavia, temos a tendência do surgimento de lideranças, com esse movimento sociopolítico se tornando um movimento vertical (Com Hierarquia).


Anexo:


A Consultoria LCFB vai fazer um pequeno resumo dos três blocos televisivos do programa Política da TV Otimista do apresentador Erivaldo Carvalho; e tendo como entrevistado o advogado Cândido Albuquerque:


1) No primeiro bloco o advogado Cândido Albuquerque abordou os pesos e contrapesos entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cândido Albuquerque é crítico do ativismo no Judiciário. 


2) No segundo bloco, o entrevistado (Cândido Albuquerque) descreve a função do senador. Cândido Albuquerque faz uma crítica ao senador licenciado, o ministro Camilo Santana (PT) e às suas suplentes.


3) No último bloco, o ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque fez uma análise política sobre a pré-candidatura ao Governo Estadual do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). Cândido Albuquerque se propõe à desempenhar papel de articulador político-social junto aos setores organizados da alta classe média cearense pró-Ciro Gomes. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 







domingo, 19 de outubro de 2025

Neotucano Ciro Gomes é aliado do Tarcísio de Freitas ou Ratinho Júnior


 

O ex-ministro Ciro Gomes vai aderir à direita moderada cearense, porém, a própria é radicalmente antipetista. Ciro Gomes vai se filiar ao PSDB como uma estratégia de adesão futuramente à pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou à postulação do governador Ratinho Júnior (PSD) à reeleição do presidente Lula (PT). 


A Consultoria LCFB vai trabalhar com duas teses neste artigo:


 1) O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu a radicalização do eleitorado centro-direita em relação ao lulopetismo ou encantamento deste eleitorado com a agenda política-eleitoral da direita cearense. 


 2) A construção do pré-palanque da candidatura para presidente da República do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou do governador Ratinho Júnior (PSD) é do interesse do neotucano Ciro Gomes e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). 


O eleitorado direitista cearense, pós-bolsonarista, atraiu uma parcela significativa do eleitorado de centro-direita local no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. O campo político-ideológico do antipetismo cearense tem como principal liderança política-eleitoral o deputado federal André Fernandes (PL), com isso vai forçar a dupla neotucana a negociar com a nova cúpula estadual do Partido Liberal (PL). 




O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acha um grande equívoco a cúpula estadual do PSDB e a cúpula regional do União Brasil (UB) tentarem criar uma frente partidária de centro-direita antipetista com a captação da direita cearense pós-bolsonarista ou da futura direita cearense pró-Tarcísio de Freitas, contudo, bem possível com o surgimento da direita alencarina pró-Ratinho Júnior. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende uma tese de que a centro-direita (União Brasil e PSDB) vai aderir à direita moderada cearense antipetista. 


A Consultoria LCFB vai frisar que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 





sábado, 18 de outubro de 2025

Ciro Gomes e o Lulopetismo Cearense - Avaliação da Genial-Quaest



O link do site do Ceará Em Off:  https://cearaemoff.com.br/index.php/noticias/865-ciro-gomes-e-o-lulopetismo-cearense-avaliacao-da-genial-quaest


A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes, sempre defendeu a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tinha uma liderança consolidada a nível nacional, como uma espécie de pós-lulismo num eleitorado moderado de perfil centrista tanto de direita e de esquerda. 


A segunda tese aos clientes da Consultoria LCFB, o ex-ministro Ciro Gomes tem muita dificuldade em ser uma liderança antilulista na política cearense, pois  a liderança de centro-direita não bolsonarista que dialoga com o eleitorado lulista não petista.


A recente pesquisa de opinião pública da Genial-Quaest para a sucessão presidencial do presidente Lula (PT), sem dúvida mostrou a alta competitividade do ex-ministro Ciro Gomes num eventual segundo turno contra o titular do Palácio do Planalto:


Lula - 41%


Ciro Gomes - 32%


Indecisos - 3%


Branco / Nulo / Não vai votar - 24%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes é um ponto de confluência para o antigo eleitorado tucano de centro-direita que não deseja a atual polarização política-eleitoral. 




É o retorno do período pré-eleitoral sem a participação do eleitorado bolsonarista, porém, extremamente antipetista ao estilo do eleitor tucano no segundo turno do pleito eleitoral de 2014, na sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). 


A consulta de opinião pública da Genial-Quaest sobre a popularidade do presidente na região nordestina, sem dúvida trouxe o retorno do lulopetismo como força hegemônica nos noves estados:


Aprova - 62%


Desaprova - 36%


Não sabe / Não respondeu - 2%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes a nível estadual ou a nível de política cearense vai evitar bater de frente com o presidente Lula (PT), pois há um eleitorado moderado lulista não petista, porém, conservador não bolsonarista. Ciro Gomes compreende que não é vantajoso ser antipetista na política alencarina.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Vídeo no YouTube : Evandro Leitão igual ao José Sarto






O prefeito fortalezense Evandro Leitão (PT) e o continuísmo político-administrativo do ex-prefeito José Sarto (PDT).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 

domingo, 12 de outubro de 2025

Responsável Pela Sexualização das Crianças - Pesquisa do IBESPE

 


Link da matéria no Blog do Eliomar de Lima : https://blogdoeliomar.com/quem-e-responsavel-pela-sexualizacao-das-criancas-por-luiz-claudio-ferreira-barbosa/


A Consultoria LCFB teve acesso a pesquisa de opinião pública do IBESPE sobre o responsável pela sexualização das crianças (Quem os entrevistados consideram culpado pela sexualização das crianças na Internet). O resultado revela uma parte de responsabilidade dos familiares, com o sentimento de não ter chegado a uma opinião completa por parte dos entrevistados, mas, temos uma opinião parcial sobre o objeto da pesquisa. 


O cientista político, Marcelo Di Giuseppe, tem feito um belíssimo trabalho científico de compreensão do pensamento do cidadão comum brasileiro nas pesquisas de opinião pública da IBESPE, com a colaboração da urbanista, Daniela Soares.


As especificações técnicas da pesquisa de opinião pública do IBESPE- Responsável pela sexualização das crianças:


Período de campo: de 13 a 15 de setembro de 2025


Amostra: foram realizadas 1.015 entrevistas - Modalidade IBESPE CATI 


Margem de erro da amostra: a amostra resultou em 3,1%, para cima e para baixo. Sendo o grau de confiança de 95%


A Consultoria LCFB vai se ater ao resultado da pesquisa de opinião pública do IBESPE na região do Nordeste. 


A pergunta foi feita com várias opções de respostas, porém, somente uma resposta de cada entrevistado via modalidade IBESPE-CATI.


A pergunta: o responsável pela sexualização das crianças. As respostas:


Pais e Responsáveis: 29%


Internet e Rede Sociais: 7%


Grande Mídia: 1,5%


Bolsonarismo: 6%


Progressismo: 12,5%


Influenciadores digitais: 3,5%


Os políticos: 0,7%


PCC: 0%


Pedófilos: 1%


Polarização Política: 0%


Não Sabe ou não respondeu: 40%


A Consultoria LCFB defende a tese de que uma parte dos entrevistados desejava poder dar respostas múltiplas no questionário da IBESPE, como não era possível, eles optaram pela resposta onde afirmavam não responder ou não saber. 




A pesquisa de opinião pública do IBESPE trouxe um dado muito peculiar o de que o entrevistado na região nordestina responsabiliza o âmbito privado pela sexualização da criança. É algo muito próximo de ⅓ dos consultados nordestinos nas entrevistas virtuais. É muito provável uma crítica silenciosa da ausência da autoridade do pai ou da mãe, como também uma crítica ao excesso de liberdade do pré-adolescente nas redes sociais. Na avaliação da Consultoria LCFB. 


O pensamento conservador do nordestino na área do comportamento social é especialmente da falta da autoridade das lideranças familiares (pais, avós, tios, irmãos e outros), todavia, o alto índice de crítica ao pensamento progressista pode ser estendido a outro espaço privado ou responsabilidade secundária na construção na consciência social das crianças feito pelas escolas. Na avaliação da Consultoria LCFB. 


É preciso frisar que a maioria dos entrevistados nordestinos pela IBESPE-CATI tem uma visão geral do tamanho do problema da sexualização da infância. Há um grande percentual (40%) que não opinou ou desejava múltiplas respostas, porém, tem uma noção da pergunta do instituto de pesquisa opinião pública: responsável pela sexualização das crianças. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que parte dos entrevistados nordestinos vão responsabilizar a ausência de autoridade dos pais, isso representa algo em torno de 30% dos consultados nordestinos pelo IBESPE-CATI. É uma crítica muito forte ao espaço privado dos lares nordestinos de crianças e de adolescentes.




Na interpretação da Consultoria LCFB sobre a pesquisa de opinião pública da IBESPE-CATI; há uma crítica subliminar ao espaço privado do ensino básico. O principal veículo do pensamento progressista por parte dos entrevistados é a escola seja no âmbito público ou particular, porém, ambas são extensões do espaço privado dos lares nordestinos. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB