O senador Eduardo Girão (Novo) é pré-candidato ao Governo Estadual no pleito eleitoral de 2026. Eduardo Girão demonstra uma certa competitividade política-eleitoral nas pesquisas estimuladas de opinião pública que a Consultoria LCFB teve acesso no primeiro semestre deste ano.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a antecipação da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) a sucessão do governador Elmano de Freitas (PT), sem dúvida traz ou atrai um capital político-eleitoral do eleitorado conservador-liberal cearense para o Eduardo Girão. Este é o voto de identificação do indivíduo conservador pós-bolsonarista num candidato ao cargo do executivo.
A Consultoria LCFB defende a tese de que a provável pré-candidatura ao Governo Estadual do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é responsável por eclipsar a pré-candidatura ao Governo Estadual do senador Eduardo Girão (Novo), mas, é incapaz de impedir que o eleitorado conservador-liberal embarque na pré-candidatura do candidato do Novo na sucessão estadual de 2026.
O CEO da Consultoria, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no próximo boletim aos clientes, sem dúvida vai explicar que no cenário da pesquisa estimulada ao Governo Estadual quando não tem o nome do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o nome do senador Eduardo Girão (Novo) fica na terceira colocação logo atrás do ex-prefeito fortalezense, o cirista Roberto Cláudio (União Brasil) e do governador Elmano de Freitas (PT), porém, os índices são acima dos 15% nas pesquisas estimuladas.
O ativismo parlamentar do senador Eduardo Girão (Novo) contra os superpoderes do STF, como também a sua luta a favor da anistia aos participantes do movimento político-social de 08 de janeiro de 2023, já coloca o próprio em destaque através da mídia nacional e perante a alta classe média cearense, como também lhe concede uma identificação maior com o eleitorado direitista local antipetista (André Fernandes e Jair Bolsonaro).
A Consultoria LCFB chama atenção que o ativismo parlamentar do senador Eduardo Girão (Novo) contra o aborto é a sua porta de entrada no eleitorado evangélico e no eleitorado católico-conservador. Eduardo Girão tem esse ativo político exclusivo. Há também pelo mandato do parlamentar cearense do Novo, a luta contra os jogos de azar chamados de tigrinhos, no púlpito do Senado.
A Consultoria LCFB desaconselha qualquer iniciativa do senador Eduardo Girão (Novo) no final do seu mandato com a bandeira da segurança pública, pois o seu eleitor-admirador é quase sempre um militante pro-vida. É literalmente um choque de informação desnecessário no seu eleitorado cativo.
A Consultoria LCFB ainda vai fazer uma pequena avaliação sobre o general Guilherme Cals (Novo) no seu relatório aos clientes. Guilherme Cals pode ser o anti-candidato ao Senado.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB