A democracia digital é uma realidade para maioria da sociedade brasileira, em particular entre os usuários das redes sociais nas idades entre 16 anos até 44 anos.
A Consultoria LCFB chama de democracia digital o espaço público abstrato da Internet, onde, as opiniões e os posicionamentos ideológicos do cidadão-internauta é bem nítido e sem grande influência dos veículos tradicionais de comunicação:
* Televisão
* Rádio
* Jornal
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, avaliou que o setor progressista da imprensa brasileira tentou pautar a operação policial na cidade do Rio de Janeiro, na terça-feira, 28 de outubro de 2025. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que os analistas liberais da política brasileira acreditam possuir o monopólio da verdade, principalmente nas redações jornalísticas .
A Consultoria LCFB chama atenção para o fato de que os parlamentares esquerdistas (PT,PSOL e PC do B) tiveram ressonância midiática nos veículos de comunicação tradicional na terça-feira (28/10), porém, a reação do cidadão-internauta foi de não consumir a pauta jornalística de teor ideológico progressista de vitimização social dos narcotraficantes mortos. O que é absurdo contra o senso crítico da opinião pública.
A Consultoria LCFB recebeu vários boletins de avaliações da opinião pública via as redes sociais sobre a operação policial no Rio de Janeiro, com o posicionamento da maioria dos internautas contra as pautas da imprensa brasileira dos movimentos sociais e dos parlamentares lulopetistas. A tese do banditismo social é uma resposta ao aparato policial neofascista que não teve eco na sociedade brasileira.
A pesquisa de opinião pública a nível nacional, da AtlasIntel de sexta-feira (31/10), trouxe um dado surpreendente quando o recorte da consulta abrange os moradores dos bairros pobres brasileiros. Locais onde vive a maioria dos eleitores lulopetistas, e onde o apoio foi maciço para as forças de segurança pública do Rio de Janeiro. Os números da AtlasIntel entre os moradores de favelas foram:
Aprovo - 87,6%
Desaprovo - 12,1%
Não sei - 0,3%
A Consultoria LCFB alertou aos seus clientes que o ministro da Comunicação, o publicitário Sidônio Palmeiras, teria recebido várias pesquisas de opinião pública sobre a repulsa do cidadão-internauta em relação ao desempenho do presidente Lula (PT), na operação policial no Rio de Janeiro. Sidônio Palmeiras afasta a imprensa do presidente Lula (PT), como também silencia a primeira-dama, pois foi tática de redução de danos perante a opinião pública.
A Paraná Pesquisa fez uma consulta de opinião pública com os moradores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 29/10 e 30/10, cuja publicação foi feita na sexta-feira 31 de outubro. A Consultoria LCFB teve acesso a consulta de opinião pública da Paraná Pesquisa, com a surpresa da alta rejeição do carioca ao comportamento institucional do presidente Lula (PT), em relação à operação policial no Rio de Janeiro. Os números da Paraná Pesquisa:
Ótimo - 5,9%
Bom - 8,3%
Regular - 26,5%
Ruim - 11,1%
Péssimo - 45,0%
Não sabe / Não opinou - 3,3%
Observação: A pergunta no questionário da Paraná Pesquisa - Avaliação do trabalho do presidente Lula no combate ao Tráfico de Drogas.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político
Nenhum comentário:
Postar um comentário