sexta-feira, 27 de setembro de 2024

André Fernandes (PL) não é Pablo Marçal (PRTB) / O papel político-eleitoral da baixa classe média fortalezense

 




As pesquisas estimuladas do Datafolha-O Povo e da Quaest-Diário do Nordeste trouxeram a liderança política-eleitoral do candidato a prefeito de Fortaleza, o deputado federal André Fernandes (PL) em ambos os cenários estimulados. André Fernandes caminha para ultrapassar os 30% dos votos válidos no primeiro turno do pleito eleitoral da capital cearense.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, escreveu no último boletim da Consultoria LCFB sobre o fenômeno político-eleitoral do candidato a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes, pois o próprio conquistou parte do eleitorado fortalezense da baixa classe média e que na sua maioria é lulista conservador, porém, se identificou com agenda política-eleitoral do candidato do Partido Liberal no pleito eleitoral deste ano. 


O perfil socioeconômico do eleitor da baixa classe média fortalezense pró-André Fernandes (PL):


Sexo: Masculino 

Escolaridade: Ensino Médio 

Religiosidade: Evangélico e Católico Conservador 

Renda Mensal: Dois até Cinco Salários-Mínimos 





A Consultoria LCFB defende a tese de que o candidato a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal, o André Fernandes tem a simpatia política-eleitoral do eleitor lulista conservador fortalezense, por identificação de bandeiras eleitorais da campanha andressista-bolsonarista: renovação administrativa e segurança pública. 


O comentarista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa chama atenção para o fato de que qualquer tentativa de fazer uma comparação da postulação a prefeito de Fortaleza do André Fernandes (PL) com o candidato a chefe do executivo da cidade de São Paulo do Pablo Marçal (PRTB), é simplesmente incabível pois André Fernandes é abertamente bolsonarista, porém, o mesmo construiu uma agenda política-eleitoral conservadora, o que atraiu o eleitorado lulista conservador fortalezense, já no caminho inverso, Pablo Marçal é uma candidatura majoritária dissidente do bolsonarismo paulista e não dialoga com o eleitorado lulista conservador da cidade de São Paulo.


O artigo anterior do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa: https://luizclaudioferreirabarbosa.blogspot.com/2024/09/pesquisa-futura-inteligencia-e.html?m=1


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário