terça-feira, 20 de junho de 2023

O Petismo Cearense mira o Eleitorado Fortalezense

 




O Diretório estadual do Partido dos Trabalhadores terá uma candidatura própria no município de Fortaleza, todavia, como o principal grupo político-administrativo de oposição ao retorno do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), ao comando executivo da capital cearense. A Consultoria LCFB defende a tese de que o eleitorado conservador cristão já praticamente garantiu a vaga do ex-deputado federal, Capitão Wagner (UB), no segundo turno do pleito eleitoral de 2024, em Fortaleza. 

 

Existe este sentimento em uma parte da sociedade civil de perfil conservador na área social, porém, a própria é liberal no campo econômico, sem dúvida este fato contribui para um sentimento de vontade de mudança de comando do poder executivo do município de Fortaleza, pois já temos um ciclo de quase vinte quatro anos de administrações do antigo bloco progressista local: Luizianne Lins (2005-2012), Roberto Cláudio (2013-2020) e José Sarto (2021-2024). 

 

A Consultoria LCFB acredita que o petismo cearense não poderá usar no próximo pleito eleitoral de Fortaleza, o discurso de antibolsonarista contra a candidatura de prefeito do União Brasil do Capitão Wagner (UB), pois o diretório municipal de Fortaleza do Partido Liberal terá uma candidatura própria, para prefeito de Fortaleza, contudo, há outro dilema do petismo, em relação ao diretório nacional do União Brasil que faz parte do Governo Federal ou terceiro mandato presidencial de Lula (PT). Capitão Wagner é pró-Governo Federal, mas não é lulista. 

 

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores com certeza vai  centralizar o seu posicionamento de oposição ao prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), porém, o seu principal objetivo político-eleitoral é literalmente derrotar a terceira tentativa eleitoral do médico, Roberto Cláudio (PDT), de ser prefeito de Fortaleza. Não há muito espaço de manobra para petismo cearense, em relação a sua vaga, no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza, em 2024. O sentimento fortalezense anti-Roberto Cláudio é tarefa do petismo cearense, não é papel do wagnerismo moderado ou centrista conservador.


O artigo anterior no Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa: https://luizclaudioferreirabarbosa.blogspot.com/2023/06/eduardo-girao-e-o-novo-30.html?m=1

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário