domingo, 4 de junho de 2023

Cid Gomes alimenta o Anti-Cid Gomes





A Consultoria LCFB tinha identificado a aliança do senador Cid Gomes (PDT), com os setores lulopetistas anti-Ciro Gomes (PDT), no pleito eleitoral de 2022, no Ceará, e na formação do Governo Estadual, no final do ano passado e no início deste ano. Cid Gomes demonstra um interesse genuíno em ser aliado do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT), porém, há um sentimento lulopetista anticirista que é também anticidista.

O ex-ministro Ciro Gomes deve por enquanto permanecer no Partido Democrático Trabalhista a nível local, pois a ida do MDB nacional para a federação partidária Cidadania e PSDB, com certeza adia a sua filiação ao ninho tucano cearense. Ciro Gomes vai provavelmente tentar impedir a saída de vários prefeitos pedetistas para outras agremiações partidárias: Republicanos, Podemos, PT e outros.

A federação partidária lulopetista (PT, PC do B e PV) vão nos próximos dias atrair vários prefeitos pedetistas, é melhor frisar que essa frente partidária é anticirista ou tem interesse no esvaziamento ao máximo do grupo político local do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), e por tabela da liderança do senador Cid Gomes (PDT), contudo, é notório que o parlamentar pedetista não compreendeu que o esvaziamento do Ciro Gomes é a sua morte eleitoral, no pleito eleitoral de 2026, para a sua reeleição ao Senado.

A Consultoria LCFB acredita que será esse o triunvirato petista: o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), o secretário estadual de articulação política Waldemir Catanho (PT) e o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores Conin. O triunvirato petista tentará ao máximo o fortalecimento do condomínio político- administrativo do governador Elmano de Freitas (PT), sem abrir muito espaço do crescimento político-eleitoral do Republicanos e do Podemos, todavia, ambos aliados do lulopetismo. O senador Cid Gomes (PDT) é aliado do anticirismo lulopetista, o próprio não consegue diminuir o sentimento anticidista entre os petistas.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - executivo da Consultoria LCFB


Nenhum comentário:

Postar um comentário