segunda-feira, 26 de junho de 2023

André Fernandes ajuda o Capitão Wagner? Sim!

 




A candidatura do deputado federal, André Fernandes (PL), ao cargo de prefeito de Fortaleza, é muito boa para o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), pois o próprio não poderá ser chamado de bolsonarista ou extrema direita, no pleito eleitoral de 2024, na capital cearense.

A Consultoria LCFB defende a tese de que o eleitorado conservador cristão é algo aproximadamente em torno de 28% até 33% dos votos válidos no primeiro turno, no caso de candidatura competitiva: Moroni Torgan 27% (2004), Moroni Torgan 28% (2008), Capitão Wagner 31% (2016) e Capitão Wagner 33% (2020).

A Consultoria LCFB acredita que não haverá uma fragmentação do eleitorado conservador-liberal da capital cearense, pois até o eleitorado de extrema direita vai provavelmente dar o voto útil para o Capitão Wagner (UB), no primeiro turno do pleito eleitoral de 2024. O eleitorado cirista-robertista não lulista poderia num primeiro momento migrar para uma candidatura competitiva de centro ou centro-direita, no caso da não candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), na sucessão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), no próximo ano.

O eleitorado liberal moderado fortalezense não demonstra interesse numa candidatura de extrema direita, no pleito eleitoral de Fortaleza, no próximo ano, porém, essa mesma fatia de eleitores não está disposta a votar em candidatos pedetistas com o apoio do Partidos dos Trabalhadores, como nos segundos turnos de 2016 e 2020. O cenário que é muito favorável ao ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), é um cenário não favorável ao deputado federal André Fernandes (PL), no eleitorado de centro-direita fortalezense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB


Nenhum comentário:

Postar um comentário