terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Lula e o destino político de Camilo Santana

 






 

O presidente eleito petista, Lula (PT), mantém uma estratégia nada comum de favorecimento dos quadros de sua agremiação partidária (Partido dos Trabalhadores), no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios. Lula criou um eixo lulopetista, com o núcleo econômico do seu futuro Governo Federal, nas mãos dos petistas paulistas, já o eixo político-social está nas mãos dos petistas nordestinos.

 

O futuro ministro da Casa Civil é o ex-governador petista da Bahia, Rui Costa, já o futuro ministro da Educação é o ex-governador petista, Camilo Santana, com isso o presidente eleito, Lula, começa a reforçar o lulopetismo nordestino, em detrimento das correntes petistas do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Lula colocou o ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino, como o futuro ministro da Justiça, porém, o próprio é filiado ao PSB, todavia, a sua alma é totalmente petista. 

 

A provável ida do ex-governador de Alagoas e senador eleito, Renan Filho (MDB), para o Ministério do Planejamento, sem dúvida irá reforçar o lulopetismo nordestino, pois o emedebista é força auxiliar do Partido dos Trabalhadores nacional, na região do Nordeste. Os quatro ex-governadores são de diferentes agremiações partidárias, mas, ambos são lulopetistas nos seus arranjos na área política - administrativa, pois ou filiado petista ou satélite petista, nos estados nordestinos. 

 

O ex-governador cearense, Camilo Santana (PT), vai se tornar uma voz do lulopetismo nacional e local. Camilo Santana será militante petista com a missão de ser o novo Fernando Haddad na pasta do Ministério da Educação, no terceiro mandato presidencial do Lula (2023 - 2026). A Consultoria LCFB acredita que Camilo Santana vai coordenar a consolidação do lulopetismo cearense como a força matriz, em detrimento do Partido Democrático Trabalhista, seção cearense das seguintes lideranças: Cid Gomes, Ciro Gomes e André Figueiredo. 

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - executivo da Consultoria LCFB 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário