sábado, 31 de dezembro de 2022

Artigo - Sarto e sua versão de Robin Hood

 



A flecha não partiu da floresta de Sherwood, tampouco teve como endereço as abastadas carruagens com moedas dos altos impostos, em cobranças do perverso príncipe João, com valores a serem tomados e devolvidos ao subjugado povo de Nottingham. Pelo contrário, a seta buscou atingir aqueles que defendiam a não taxação de um serviço obrigatório e já em execução por décadas pelo Palácio do Bispo, que, no momento em que o país vive uma crise financeira e de dívidas impagáveis, subjuga a população de Fortaleza com a Taxa do Lixo. E isso inclui, sim, as residências de comunidades mais pobres.


Assim como confunde a floresta de Sherwood com o Bosque do Pajeú, que circunda o Palácio do Bispo, o prefeito Sarto se autointitula o Robin Hood de Fortaleza ao declarar que irá tirar dos ricos em benefício dos pobres. Em sua visão tosca, Sarto aponta como vilões os vereadores Adriana Nossa Cara (Psol), Carmelo Neto (PL), Danilo Lopes (Avante), Enfermeira Ana Paula (PDT), Estrela Barros (Rede), Eudes Bringel (PSB), Gabriel Aguiar (Psol), Guilherme Sampaio (PT), Inspetor Alberto (PL), Jorge Pinheiro (PSDB), Julierme Sena (União Brasil), Júlio Brizzi (PDT), Larissa Gaspar (PT), Léo Couto (PSB), Márcio Martins (Pros), Priscila Costa (PL), Ronaldo Martins (Republicanos) e Sargento Reginauro (União Brasil), sem perceber que João Pequeno, Frei Tuck, Allan Dale e Will Scarlet estão nesse grupo.


O autointitulado Robin Hood de Fortaleza também não atenta que o Robin Hood de Sherwood não buscava causar o problema para depois postar de bom moço. Foi Sarto quem elaborou a proposta da Taxa do Lixo com a cobrança às pessoas pobres. Foi Sarto quem impôs à Câmara Municipal de Fortaleza um trâmite em regime de urgência, sem direito ao debate dos vereadores e da própria sociedade. Foi Sarto quem buscou intimidar parlamentares de sua própria base, contrários aos abusos na mensagem. Foi Sarto com suas flechadas do Bosque do Pajeú quem impôs o constrangimento a uma parte dos 20 vereadores que se submeteram à taxação aos mais pobres, assim como foi votada a proposta original.


Agora, o Robin Hood de Fortaleza tenta criminalizar os 18 vereadores aliados à população mais pobre, por não caírem em mais uma das artimanhas do Bosque do Pajeú. Sarto diz querer aumentar de 30% para 70% o número de residências isentas à Taxa do Lixo. A conversa é semelhante à do vendedor espertalhão, que aumenta o preço real de uma mercadoria para que o comprador, envolvido em uma falsa promoção, não sinta a “pancada”. A ideia de Sarto é impor uma cobrança à população e ainda se passar por bom moço, como o prefeito que taxou os ricos para não cobrar dos pobres. Aliás, duvido que Fortaleza tenha 30% de residências ricas, como mais uma vez sugere a tosca visão de Sarto. 1% e olhe lá...

Se Sarto queria isentar 70% dos imóveis, por que o percentual não constou na mensagem original? A disparidade entre o percentual da proposta original para os 30% do bom moço Robin Hood de Fortaleza mostra uma clara armação de iludir a população e de provocação aos vereadores da oposição. Os parlamentares da oposição sabem que é mais fácil derrubar na Justiça a taxação de 70% dos imóveis aos 30% que deveriam constar na mensagem original do Bosque do Pajeú.


Em dezembro do ano passado - e isso não é coincidência, dada à distração de fim de ano -, Sarto aumentou o próprio salário em mensagem à Câmara Municipal. Não há registro dos 11% de aumento serem doados pelo prefeito a instituições que cuidam da população mais pobre.

O Robin Hood de Fortaleza mais parece com o Xerife de Nottingham, o truculento cobrador de impostos. Ao longo de muitas versões, algumas tentaram nominar o antagonista secundário da lendária história na floresta de Sherwood, mas nenhum nome conseguiu superar a denominação “Xerife de Nottingham”.

Não nos custa agora taxar... digo, tentar.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB


O link da matéria: https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2022/12/24/artigo-sarto-e-a-sua-nova-versao-de-robin-hood.html


Um comentário: