domingo, 4 de outubro de 2020

Célio Studart e a Candidatura Invisível - Sucessão Municipal de Fortaleza

 



O prefeiturável e deputado federal, Célio Studart (PV), mantém uma candidatura a prefeito de Fortaleza, quase não perceptível no debate público. Célio Studart sempre foi uma surpresa após as apurações eleitorais de 2016 (Vereador) e de 2018 (Deputado Federal), porém, eram disputas para os cargos legislativos, que não é o caso, nesse pleito eleitoral de 2020, onde participa de uma disputa ao cargo de executivo do município de Fortaleza. O Partido Verde cultiva a esperança da fidelidade de quase cento e cinquenta mil fortalezenses, que votaram no Célio Studart, nas últimas duas eleições.

 

A defesa dos direitos dos animais  foi a principal bandeira parlamentar do deputado federal, Célio Studart (PV), no seu curto mandato de vereador fortalezense, como também, no seu atual mandato no Congresso, todavia, esse apelo nunca foi bem testado, como sendo praticamente a única bandeira em campanha para prefeito de Fortaleza. Célio Studart é uma grande incógnita nesse primeiro turno da sucessão municipal de Fortaleza. 

 



O candidato do Partido Verde nesse momento não irá atrapalhar uma possível vitória do prefeiturável, Capitão Wagner (PROS), no primeiro turno do pleito eleitoral desse ano, como também não estaria num eventual segundo turno contra o próprio Capitão Wagner. O prefeiturável Heitor Férrer (SD) e o prefeiturável governista, o deputado estadual José Sarto (PDT), sem dúvida serão os principais prejudicados com um eventual crescimento na perspectiva política-eleitoral do prefeiturável, Célio Studart (PV), entre os eleitores fortalezenses. 

 

Há disputa informal no eleitorado de nível superior e renda acima de  dez salários mínimos, entre o prefeiturável Heitor Férrer (SD) e o prefeiturável Célio Studart (PV), pois entre os eleitores novos (16 a 34 anos) desse estrato social, o favorito é o candidato do Partido Verde, já entre os eleitores mais velhos (35 a 65 anos) dos fortalezenses mais ricos e instruídos, o predomínio é de eleitores favoráveis ao candidato da coligação Solidariedade e MDB. Heitor Férrer deverá apresentar um apelo do voto útil à sua candidatura entre os eleitores celistas. Célio Studart tem mais dificuldade de fazer esse apelo ao voto útil aos eleitores heitorzista-eunicista.

 


O prefeiturável Célio Studart (PV) pode ser uma grata surpresa no resultado final do primeiro turno do pleito eleitoral de Fortaleza. Célio Studart acredita na fidelidade do seu eleitorado fortalezense, porém, ainda não há nenhum sinal de onda verde, entre os eleitores fortalezenses. A discussão do tema dos direitos dos animais, sem dúvida é quase monopólio do candidato a prefeito do Partido Verde. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 

 

Fortaleza, 04 de Outubro de 2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário