domingo, 4 de outubro de 2020

BMX e eleições de 2020: semelhanças e diferenças

 



As eleições de 2020 para prefeito e vereadores assemelham-se a uma corrida de BMX Racing, por se tratar de uma disputa curta e rápida. A corrida tem uma duração de 40 segundos. A competição eleitoral tem pouco mais de 40 dias. O vídeo anexo é a final das Olimpíadas de 2012, categoria Elite Women’s. A favorita era a inglesa Shanaze Reade. A trajetória, os patrocinadores, os resultados obtidos ao longo das competições entre os anos de 2008 a 2012, mostravam o seu favoritismo, mas o resultado foi bem diferente das previsões.  

No vídeo, Reade Larga na raia de nº 1, um privilégio para quem andou na frente nas fases classificatórias. Quem larga na “um” tem a preferência na entrada da primeira curva. Além disso, estava “correndo em casa”, com a torcida a favor e era a favorita a medalha de ouro, uma vez que nas Olímpiadas de 2008 na China esteve no primeiro pelotão até a última curva, mas caiu e terminou na oitava colocação. Em Londres, Reade terminou na sexta colocação. Por duas vezes o sonho olímpico foi adiado.

Assista ao vídeo no YouTube:  https://youtu.be/7XqqIv54hwE



Fazendo a relação com os candidatos considerados favoritos na eleição de 2020 para a Prefeitura de Fortaleza. O candidato Sarto joga em casa, tem a máquina municipal e estadual na mão, tem uma gama de vereadores trabalhando a seu favor, mas precisa fazer uma boa largada, entrar na primeira curva entre os dois primeiros (buscar uma vaga no segundo turno), como fizeram as meninas que ganharam medalha de ouro e de prata, Mariana Pajon (Colômbia) e Sarah Walker, a primeira novata, mas com grande potencial, a segunda Sarah Walker, experiente, finalista em 2008 na Olimpíada da China. A holandesa Laura Smulders aparece como uma surpresa, uma vez que terminou na terceira colocação ficando com a medalha de bronze em 2012, chegando na frente da favorita Shanaze Reade que terminou a prova na sexta colocação e da francesa Laëtitia Le Corguillé (quarta colocada em Londres), medalha de prata nas Olimpíadas de 2008, em Pequim.

Laura Smulders, pode ser comparada a candidata Luizianne Lins. A deputada é competitiva, foi prefeita duas vezes, deputada federal no segundo mandato trazendo consigo o apoio do carismático Luís Inácio Lula da Silva, muito popular no Ceará e Fortaleza, apesar do antipetismo. Poderá surpreender.



Em relação ao capitão Wagner, pode ser comparado a neozelandesa Sarah Walker, finalista em Pequim em 2008 e medalha de prata em 2012 na China. É competitivo, é um deputado federal eleito com expressiva votação, tendo disputado o segundo turno para a Prefeitura de Fortaleza em 2016. Encontra-se em primeiro lugar nas pesquisas, apesar de não ter as máquinas municipal e estadual, possui apoio da máquina Federal, turbinado pelo Auxilio Emergencial. Mesmo tendo votado no Congresso Nacional contra a prorrogação da política emergencial, vai utilizar como trunfo, como uma carta da manga.

Numa corrida de BMX, é muito difícil vencer uma competição largando no pelotão intermediário. A disputa é curta. São 40 segundos de prova, embora não seja uma regra, afinal: “A corrida só termina quando acaba”. A eleição de 2020 é de tiro curto. Largar na frente é importantíssimo, assim como se manter entre os dois primeiros até o fim da prova. Trata-se de uma eleição que não será definida em um único turno, teremos semifinal e final, como foi as Olimpíadas de 2012, lá eram 16 meninas disputando o pódio. As eleições de 2020 em Fortaleza teremos onze candidatos, onde somente um sairá vencedor.



Temos pouco mais de quarenta dias de disputa, as pedras continuam rolando.  Os pilotos, digo candidatos, estão buscando a melhor estratégia para vencer a competição eleitoral. Para os pilotos de BMX significa uma disputa por medalhas, prêmios, patrocinadores e ascensão dos países em âmbito global. E para os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, a ambição de comandar a quarta capital do país por quatro anos.

Quem nas eleições de 2020 encarnará as figuras da colombiana, Mariana Pajon e da neozelandesa, Sarah Walker? Quem sobreviver, verá.

 

Amaudson Ximenes Veras Mendonça é Sociólogo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário