terça-feira, 10 de setembro de 2019

Eunício de Oliveira e o Bloco Partidário: MDB-PT

O ex-senador Eunício de Oliveira deverá manter o MDB, na base aliada do governador Camilo Santana (PT), na esfera estadual. Eunício de Oliveira é um grande aliado do ex-presidente Lula, com isso deverá apoiar a pré-candidatura petista a prefeito de Fortaleza. O eunicismo-emedebista é o principal aliado do lulismo-camilista nas eleições municipais cearenses, no próximo ano (2020). O MDB deverá ser o principal aliado do governador Camilo Santana (PT), após o fim da sua aliança, com o grupo político do senador, Cid Gomes, abrigado no Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O ex-presidente Lula tem interesse de impor uma derrota histórica ao ex-governador Ciro Gomes (PDT) e ao prefeito, Roberto Cláudio (PDT), no pleito eleitoral de 2020, em Fortaleza. O lulismo-camilista precisa chegar ao segundo turno contra a candidatura a prefeito de Fortaleza do Capitão Wagner (PROS) e de seus aliados bolsonaristas, em detrimento da candidatura cirista-robertista do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) já têm a dimensão do poder de transferência de capital político do governador Camilo Santana (PT), entre os eleitores fortalezenses, após o segundo turno da sucessão presidencial de 2018, que foi favorável ao presidenciável Fernando Haddad (PT).

O MDB secção cearense tem enorme dívida de gratidão ao ex-presidente Lula, quando o mesmo retirou a candidatura à reeleição do senador na época, o sindicalista José Pimentel (PT), com grande possibilidade de vitória entre as duas vagas ao Congresso Alto (Senado), pelo estado do Ceará, no pleito eleitoral de 2018. O ex-senador Eunício de Oliveira deverá fazer pré-campanha de candidatura própria do MDB ao cargo de prefeito de Fortaleza, com incentivo do governador Camilo Santana (PT) e os seus aliados. 

O governador Camilo Santana (PT) e o ex-senador Eunício de Oliveira (MDB) não desejam ser refém do grupo político do senador Cid Gomes (PDT), em caso de vitória da candidatura cirista-robertista, no pleito eleitoral de Fortaleza, no próximo ano (2020). O prefeito Roberto Cláudio (PDT) precisa do apoio do governador Camilo Santana (PT), em outras palavras, precisa da neutralidade do mesmo no pleito eleitoral de Fortaleza, porém, o ex-presidente Lula e o ex-senador Eunício de Oliveira deverão atacar o ex-governador Ciro Gomes (PDT), nos próximos meses, até que o PT-MDB não tenham mais capacidade de reeditar aliança, com o PDT, como aconteceu no ano passado; na eleição municipal de Fortaleza de 2020. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 10 de Setembro de 2019



Nenhum comentário:

Postar um comentário