terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O presidente Lula é o principal articulador da aliança: Eunício Oliveira e Camilo Santana

O senador Eunício Oliveira (PMDB) deverá montar o seu palanque de reeleição ao Senado, no mesmo palanque de reeleição do governador Camilo Santana (PT), no próximo ano. Eunício Oliveira mantém uma aliança aberta, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para opinião pública cearense,  isso irá garantir a dobradinha PT-PMDB numa chapa majoritária. O PMDB cearense vai retornar a ter presença no primeiro escalão do Governo do Estado do Ceará.

O fim da aliança do bloco PMDB-PSDB foi rápido e silencioso. O senador Tasso Jereissati (PSDB) não saiu pré-candidato ao cargo de governador, para unificar os partidos das oposições: PMDB-PSDB-PSD-PR-SD e PROS. Tasso Jereissati defendeu o nome do jovem empresário, Geraldo Luciano, para ser o candidato ao Governo estadual, sem contudo obter uma repercussão positiva entre os lideres oposicionistas. O PMDB secção cearense começou processo de saída do bloco partidário de oposição, para abertura de negociação, com a cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores, e em seguida com o próprio governador Camilo Santana (PT). Este processo ocorreu nos meses de agosto, setembro e outubro de 2017. 

O governador Camilo Santana (PT) demonstra uma certa independência de aliança no campo administrativo, com provável desdobramento na formação do seu palanque de reeleição, no próximo ano. Camilo Santana deverá acomodar os interesses políticos do PMDB cearense, na reforma do primeiro e segundo escalão do Governo do Estado do Ceará. O surgimento do bloco PT-PMDB deverá sair do campo das boas relações do senador Eunício Oliveira (PMDB) e do governador Camilo Santana (PT), para uma relação institucional entre esses partidos.

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pretensão de ter excelente votação no primeiro turno no estado do Ceará. Lula sabe que é primordial demonstrar força política-eleitoral, em terras cearenses, para forçar a desistência do presidenciável Ciro Gomes (PDT), logo no início do próximo ano, para que ele possa apoiá-lo na sucessão presidencial. Nas pesquisas eleitorais no Ceará, o ex-presidente Lula (PT) e o ministro Ciro Gomes (PDT) são os primeiros colocados, para presidente da República, porém o presidenciável neoconservador, o deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC), já vem crescendo com ritmo lento e gradual e se aproximando dos seus principais concorrentes, em terras alencarinas. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 05 de Dezembro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário