quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Jair Bolsonaro e a Direita Cearense - Parte 01


O presidenciável Jair Bolsonaro  (PSC) tem enorme potencial de crescimento político-eleitoral na cidade de Fortaleza. Os movimentos sociais da nova direita local,  não são produtos de organizações partidárias ou lideranças políticas. Jair Bolsonaro conta com a segunda maior rede social ou comunidade,  com atuação, em solo cearense: A Direita Ceará. 

O movimento social ( midiático) de ideologia de direita tem o discurso de renovação das autoridades políticas e das autoridades públicas, com forte viés na área econômica a favor da reestruturação do Estado aos moldes administrativos do mercado.O grupo social-politico  Direita Ceará tem um perfil socioeconômico bastante interessante :a idade do seus membros: varia de 16 anos até 34 anos, escolaridade  (nível superior), renda mensal  (dois até cinco salários mínimos) e são moradores das cidades acima de 50 mil habitantes. Um fato  interessante é o discurso único pró-Jair Bolsonaro de todos os membros que participam nos seus núcleos, nas principais cidades cearenses: Fortaleza,  Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e outras. 



O alto índice de violência urbana tem sido combustível ímpar na adesão do cidadão-eleitor cearense aos quadros da Direita Ceará. O sentimento anti-lulista-petista, assim como também anti-tucano-PSDB, é outro elemento agregador do aumento de simpatizantes nas comunidades midiáticas do movimento social Direita Ceará. 

As pesquisas eleitorais feitas pelos principais grupos econômicos do estado do Ceará,  já tirou o sono das lideranças tradicionais da política local,  pois nem o Governo Estadual e a principal  frente partidária da oposição podem prever, para onde vai esse contigente político-eleitoral nas eleições de 2018. O presidenciável Jair Bolsonaro é o terceiro colocado na preferência eleitoral do cearense,  já o cidadão-eleitor fortalezense tem o mesmo, como a segunda maior preferência na capital cearense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 07 de Dezembro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário