quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Tasso Jereissati e o discurso oposicionista de Domingos Neto

O senador Tasso Jereissati (PSDB) não era membro efetivo do grupo de oposição ao governador Camilo Santana (PT), mas apenas um crítico das ações da atual administração pública estadual. Tasso Jereissati vai precisar construir um novo discurso ideológico, em relação ao governador Camilo Santana, talvez a sua principal fonte seja o modelo oposicionista do deputado federal Domingos Neto (PSD). Acompanharemos então o surgimento do bloco partidário oposicionista PSDB e PSD na política cearense.

O presidente estadual do PSD, o deputado federal Domingos Neto, já foi aliado do governador Camilo Santana (PT), mas houve rompimento político-administrativo no mês de dezembro de 2016. Domingos Neto durante o ano de 2017, consolidou seu discurso político de nova liderança oposicionista ao condomínio político-administrativo do ex-governador Cid Gomes (PDT), com ênfase nas obras estruturais do Governo Estadual. O PSD cearense usou as inserções comerciais (Rádio | Televisão) para fazer o contraponto às principais obras da Era Cid Gomes (2007-2014), sendo o principal foco de questionamento o Acquário do Ceará.

O PSD e o PSDB nunca foram aliados na política regional. O senador Tasso Jereissati (PSDB) deverá aproveitar uma boa parte do arsenal midiático do deputado federal Domingos Neto (PSD), para uso entre os seus pares tucanos, na construção do novo discurso anti-Camilo Santana-Cid Gomes, nas inserções comerciais do PSDB cearense na televisão e rádio do próximo ano. O processo de aproximação entre tucanos e  pessedistas não poderá ser adiado para o próximo ano, essa aliança ocorrerá em breve. 

O PSD nacional poderá comandar o Ministério das Cidades nos próximos dias ou então coabitar administrativamente com o PP nacional nessa autarquia federal. O deputado federal Domingos Neto (PSD) poderá ter muita influência com o futuro ministro das Cidades, assim como será um grande interlocutor dos prefeitos oposicionistas cearenses nas suas demandas no Ministério das Cidades. O senador Tasso Jereissati (PSDB) deverá construir uma boa relação de parceria política-eleitoral, com o deputado federal Domingos Neto (PSD). Assista o vídeo: 





Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 16 de Novembro de 2017 


Nenhum comentário:

Postar um comentário