quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A Frente Conservadora do PRTB no Ceará e no Brasil

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro deverá construir a primeira frente conservadora como embrião da direita liberal social: militantes católicos, militantes evangélicos e monarquistas. O membro da executiva nacional do PRTB, o ex-vereador Júnior Aguiar, já teve experiência positiva na composição da bancada de vereadores de Fortaleza, pois tivemos confluência dessas correntes conservadoras, com a eleição de quatro parlamentares. 

Os conservadores católicos nunca tiveram participação importante, nenhum partido com concepção conservadora ou liberal, apenas atuam como agentes sociais secundários ou apoiadores informais. O presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix começou um trabalho silencioso de recrutamento dos intelectuais católicos neoconservadores, para os mesmos formarem os quadros teóricos da Fundação residente Jânio Quadros (FPJQ) por todos os estados brasileiros. Os fiéis tradicionalistas da Igreja Católica e as suas redes sociais deverão encontrar espaço aberto de manifestações das suas ideias, nas redes sociais do PRTB.

Os conservadores evangélicos tiveram importante papel político-eleitoral nas campanhas presidenciais de Anthony Garotinho (2002) e Marina Silva (2010-2014), com votações expressivas nos grandes centros urbanos. A direção nacional do PRTB na figura de Levy Fidelix, já iniciou um processo lento e gradual de aproximação com os líderes cívicos dos movimentos sociais evangélicos não ligados a qualquer outra experiência política-partidária, mas apenas experiência como ativista social entre os fiéis protestantes. O PRTB poderá eleger representante evangélico na sua futura bancada no Congresso Nacional. 

As principais correntes monarquistas e maçônicas começaram uma aproximação com o renovador trabalhista, Levy Fidelix, para a construção de um excelente diálogo institucional. Os monarquistas brasileiros têm compreensão da necessidade da representação política-parlamentar, para a propagação de suas ideias de defesa do sistema de governo: monarquia parlamentarista. As redes sociais dos monárquicos deverão ter espaço acadêmico, na Fundação Presidente Jânio Quadro - PRTB, como receptora de suas bandeiras políticas.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 30 de Novembro de 2017 



Nenhum comentário:

Postar um comentário