quinta-feira, 21 de abril de 2016

Portal Ceará Em Off - Os aliados de Michel Temer no Ceará: Genecias Noronha, Danilo Forte e Pastor Ronaldo Martins – Parte 1




O meu artigo no Portal de Notícia Ceará Em Off. Quarta-feira, 20 de abril de 2016. Tema: Os aliados de Michel Temer no Ceará: Genecias Noronha, Danilo Forte e Pastor Ronaldo Martins.

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) vai construir o seu condomínio político-administrativo, com as cúpulas partidárias e os setores organizados da sociedade civil. Os partidos da nova base aliada do futuro governo peemedebista, já reproduzem o discurso de defesa da posse de Michel Temer, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado, em função do processo de Impedimento. Nos estados, já começaram a surgir várias lideranças temeristas que não são obrigatoriamente do PMDB, mas dos partidos da frente pró-Michel Temer.

No caso especifico do Ceará é bem interessante, em função de três deputados federais (pró-Michel Temer) que são respectivamente os presidentes regionais de seus partidos: Genecias Noronha (Solidariedade), Danilo Forte (PSB) e Pastor Ronaldo Martins (PRB). O triunvirato temerista cearense esteve na vanguarda de seus respectivos partidos nas negociações para aprovação do relatório final do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT), na Câmara Federal. O diferencial dessas três agremiações é que são oposicionistas, em três frentes (Fortaleza, Ceará e Brasil) ao condomínio político-administrativo do ex-governador Cid Gomes (PDT) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Luiz CláudioFerreira Barbosa
O lider da bancada do Solidariedade na Câmara Federal,  o deputado Genecias Noronha, foi o grande articulador entre os parlamentaristas municipalistas do Congresso, que tem aproximadamente 250 membros. A bancada do Solidariedade votou unificada no último domingo (17/04) no parecer favorável ao impedimento da chefe do executivo do Governo Federal.
 O deputado federal socialista Danilo Forte foi uma das vozes mais atuantes das oposições na Comissão Especial do Impedimento (Câmara Federal) contra a base governista de defesa da presidente Dilma Rousseff. A bancada do Partido Socialista Brasileiro acompanha o posicionamento do deputado federal Danilo Forte de radicalização política a qualquer tentativa de reaproximação ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula.
 O deputado federal Pastor Ronaldo foi um dos responsáveis pela organização do discurso de rompimento do Partido Republicano Brasileiro, com o Governo Federal, entre os seus pares na Câmara, assim como uma das principais lideranças da bancada evangélica nordestina pró-Impedimento. Ronaldo Martins demonstra uma capacidade impar de transitar entre as varias correntes pentecostais ou neopentecostais no Congresso.
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) tem um acordo para um futuro governo nacional, com estes três partidos: Solidariedade, Partido Socialista Brasileiro e Partido Republicano Brasileiro. As secções estaduais dessas agremiações partidárias nacionais deverão privilegiar os seus respectivos parlamentares ou presidentes regionais, com isso aumentando o capital político individual dessas lideranças emergentes do Ceará no futuro Governo Federal do Michel Temer (PMDB). 
                                                                   Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário