quinta-feira, 14 de abril de 2016

Portal Ceará Em Off: O senador Romero Jucá e a implosão da estratégia de Lula – O Fim do Período Político e Administrativo do Petismo (2003-2016)



O meu artigo no Portal de Notícias Ceará Em Off - Quinta-feira, 14 de Abril de 2016. O tema - O senador Romero Jucá e a Implosão da Estratégia de Lula-Dilma-Partido dos Trabalhadores | O Fim do Período e Administrativo Do Petismo (2003-2016).
O presidente em exercício, do Partido Democrático Brasileiro, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), representa a eficiência da articulação peemedebista ,de isolamento da estratégia política-administrativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para salvar o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) do impedimento que será aprovado no Congresso. Romero Jucá articulou o discurso ideológico e a ação política peemedebista de saída do Governo Federal para retornar em seguida no centro do poder no Palácio  do Planalto.
O ex-presidente Lula nunca subestimou o poder de articulação do senador Romero Jucá (PMDB-RR) na liderança do Congresso Alto (Senado) durante seus oitos anos de mandato presidencial, assim como também não subestimou o seu último presidente da Câmara e atual vice-presidente da República, o e ex-deputado federal e advogado Michel Temer,  os dois  são os principais articuladores da Nova República Peemedebista. O futuro presidente Michel Temer (PMDB) articula uma nova governabilidade sem a presidente Dilma Rousseff (PT), mas com a participação das oposições e de boa parte da base governista no Congresso.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) construiu a nova união interna do PMDB, em torno do vice-presidente Michel Temer no processo de votação do parecer favorável da Comissão Especial do Impedimento (Câmara Federal) para saída ou interrupção do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). Romero Jucá já organizou a bancada peemedebista do Senado para indicar o relator e o presidente da Comissão Especial do Impedimento na sua segunda fase na Câmera Alta (Senado), no molde do processo eficiente usado pelo presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que impôs uma derrota política-institucional a presidente Dilma Rousseff (PT) e a sua inexistente articulação política.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) é o grande articulador ou fiador político do futuro presidente Michel Temer (PMDB-SP) junto ao senador José Serra (PSDB) e a bancada tucana no Congresso, com isso a construção da aliança PMDB-PSDB de governabilidade após o fim da Era Lula-Dilma Rousseff-Partido dos Trabalhadores. Romero Jucá é o responsável pela articulação e a negociação junto às lideranças partidárias no Congresso, para montagem das indicações dos futuros ministros e cargos de segundo e terceiro escalão do provável governo peemedebista. O vice-presidente Michel Temer somente dará a palavra final nas negociações com os presidentes das agremiações partidárias. O resultado prático dessa articulação política peemedebista foi a saída do PP, PSD, PRB e setores do PR da base governista do ex-presidente Lula (PT) na véspera da votação no Plenário da Câmera para aprovação da cassação da presidente Dilma Rousseff (PT). 
                                        Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário