domingo, 3 de abril de 2016

Cid Gomes e o Anti- Michel Temer no Ceará – Camilo Santana e a defesa de Dilma Rousseff





O ex-governador Cid Gomes (PDT) procura ser o rosto ou voz mais forte contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB), nos meios de comunicação. Cid Gomes protocolou nesta sexta-feira (01/04) o pedido de impedimento do vice-presidente da República. O ato foi meramente simbólico, com intuito simples e objetivo de delimitar o novo campo oposicionista após o fim da Era Dilma Rousseff-Lula-PT no Palácio do Planalto.  
O condomínio político-administrativo cidista-cirista (Cid Gomes\Ciro Gomes) é uma máquina política bem organizada em nível local e em nível nacional. O ex-governador Cid Gomes é um líder regional pós-moderno, reconhecido por sua capacidade de controlar os seus subordinados desde a cidade de Sobral ao restante do Ceará. A liderança de Cid Gomes foi capaz de recriar  uma micropolítica cearense para projeta-la em nível nacional, sem cometer os erros estratégicos do seu irmão Ciro Gomes (PDT).

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
O governador Camilo Santana (PT) é uma peça fundamental no xadrez nacional do ex-governador Cid Gomes (PDT). Camilo Santana se tornou a principal liderança de defesa da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na política cearense, este fato possibilita que o ex-ministro Cid Gomes não precise se expor pagando o ônus político-administrativo desse papel ingrato perante sociedade civil cearense. Os atos políticos  ocorridos ,na quinta-feira e no sábado, pró-Governo Federal foram liderados pelo governador Camilo Santana e a cúpula estadual do Partido dos Trabalhadores.

O presidente estadual do PMDB, o senador Eunício de Oliveira, acompanhou a decisão do vice-presidente Michel Temer de sair do Governo Federal. Eunício de Oliveira procura reorganizar o novo bloco de oposição ao governador Camilo Santana (PT). O senador Tasso Jereissati (PSDB) por outro lado procura fazer um discurso moderador de contraponto aos radicalismos verbais dos grupos políticos do PMDB e dos Irmãos Gomes (Cid \ Ciro). Este é o novo cenário da política cearense.
         Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário