quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Artigo no Jornal O Estado - Dilma Rousseff e o Circulo de Ministros Fieis (Gaúchos)

O artigo que foi publicado na Quinta - Feira, 08 de Janeiro de 2015, no Caderno Opinião do Jornal O Estado.Titulo: Dilma Rousseff e o Circulo de Ministros Fieis (Gaúchos).
http://www.oestadoce.com.br/noticia/nucleo-politico


A presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse do segundo mandato à frente do Planalto, com um núcleo político, mais próximo do seu ideário ideológico, com indicações de membros do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul. Dilma Rousseff é mineira de nascença, mas fez militância política nos pampas gaúchos, por isso a indicação de ministros desse período: Pepe Vargas e Miguel Rossetto.
O novo núcleo político é petista na sua origem, mas não é lulista na sua essência, pois o ministro das Relações Institucionais, o deputado federal licenciado Pepe Vargas (PT-RS), e o novo titular da Secretaria-Geral da Presidência, com status de ministério, o ex-prefeito de Porto Alegre Miguel Rossetto, são membros das alas petistas de esquerda; que são menos alinhados à influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).
O ministro da Casa Civil, o ex-senador Aloizio Mercadante (PT), sem dúvida, vai ser o líder natural desse novo núcleo político, com a criação de um triunvirato ministerial ao redor da presidente Dilma Rousseff (PT). Aloizio Mercadante é a principal liderança dilmista no Partido dos Trabalhadores, mas deverá ceder espaço para atuação dos ministros Miguel Rossetto e Pepe Vargas nas negociações internas da agremiação partidária.
A presidente Dilma Rousseff (PT) não tem interesse de ficar refém do comando nacional do Partido dos Trabalhadores que tem o ex-deputado estadual paulista, Rui Falcão, na sua presidência; por isso a necessidade da criação da ala petista dilmista a partir do seu estado de origem política, no caso, o Rio Grande do Sul. O ministro de Articulação Institucional, Pepe Vargas, tem trânsito livre nas bancadas parlamentares petistas (Senado| Câmara), para diminuição das zonas de atritos; já o ministro Miguel Rossetto deverá ser o homem mais próximo das principais decisões na área político-administrava da presidente Dilma Rousseff (PT).
O novo núcleo político do Planalto foi criação da própria chefe do executivo do governo federal, sem consulta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao diretório nacional do Partido dos Trabalhadores. A presidente Dilma Rousseff (PT) começa a construir o seu próprio grupo político-partidário para as prévias internas de sua agremiação partidária, que irá escolher seu sucessor, para o pleito eleitoral de 2018. O governador petista de Minas Gerais, o ex-ministro Fernando Pimentel, deverá ser outra peça importante nesse novo núcleo político da presidente Dilma Rousseff (PT).

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, Sociólogo e Consultor Político


Nenhum comentário:

Postar um comentário