domingo, 2 de junho de 2013

O artigo e o vídeo no Youtube: Cid Gomes e a Mídia Negativa nas Redes Sociais.




O meu artigo publicado no Blog do Eliomar de Lima teve quase 300 curtidas e  quase 80 twittadas . Veja o texto na integra no meu Blog.

O artigo na Homepage do Blog do Jornal O Povo: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/cid-gomes-sua-imagem-nao-anda-boa-nas-redes-sociais/



O governador Cid Gomes (PSB) já encerra quase seis anos e meio dos seus dois mandatos consecutivos. Sempre mostrando uma capacidade ímpar de vitórias eleitorais no decorrer desse período administrativo na esfera pública do Estado do Ceara. Basta citar sua eleição e reeleição para o cargo de governador, como também, as suas chapas majoritárias que elegeram os últimos três senadores.

Cid é o único chefe do executivo estadual que conseguiu eleger por duas eleições consecutivas o prefeito de Fortaleza. Na primeira vez com a reeleição da prefeita Luzianne Lins (PT) e no ano passado com a eleição do candidato do Partido Socialista Brasileiro, o ex–deputado estadual Roberto Cláudio. A maioria dos prefeitos cearenses são do condomínio político–administrativo do governador Cid Gomes.

O ano de 2013 tem sido complicado para a imagem pública do governador Cid Gomes, pois ocorreram uma série de publicações nos websites e blogs pertencentes aos veículos de comunicação tradicionais como jornais, revistas e redes de Televisão que tiveram reprodução jornalística, conseguindo repercussão nacional junto a opinião pública, e tem sido neste espaço  midiático, que o debate acontece sendo quase sempre não  propositivo a imagem do  Governo Estadual.

As principais redes sociais como o Facebook e o Twitter , funcionam como reprodutores natos das matérias do ciberespaço das agências de noticias. Os principais veículos de comunicação da mídia cearense já são críticos vorazes das políticas públicas na área de Segurança. O Governo do Estado do Ceará ainda mantém uma propaganda institucional em estilo publicitário tradicional que não tem eco e nem admiradores nas redes sociais.

O governador Cid Gomes precisa rever a sua publicidade governamental na área de relações públicas com os internautas nas redes sociais. A sociedade civil já demonstrou acreditar nas políticas públicas do Governo estadual, dando  altos índices de popularidade ao chefe do executivo estadual. Cid Gomes não consegue o mesmo desempenho no espaço público abstrato da internet, onde  sua alta popularidade  não encontra reflexo.

A construção de um diálogo com os novos movimentos sociais, já representados na esfera pública do ciberespaço, será o grande desafio do próximo governante cearense. O debate público nas redes sociais  sinaliza que não será fácil para o futuro candidato do governador Cid Gomes (PSB)  manter o continuísmo do seu grupo político – eleitoral no poder. A provável pré – candidatura de oposição do bloco partidário PR - PSDB poderá ter a sua principal base de apoio popular nas redes sociais.


Um comentário:

  1. Eu posso falar em nome do Movimento Voto Consciente Fortaleza, via Facebook. Nós não temos a pretensão da verdade, mas, opinamos não contra governos ou pessoas, mas, contra atitudes, decisões que, compreendemos não serem compatíveis com ás necessidades de nossa gente, Exemplos: O tal do aquário, como explicar o gasto do nosso minguado dinheirinho com a construção de empreendimento só para turistas? Como explicar tanto dinheiro gasto com segurança, enquanto a insegurança domina a todos nós?. Pode investir o que quiser em mídia, não vai mudar a insegurança que vivemos, ao nosso vê, só existe um caminho: E não é a força, mas sim, o dialogo, dialogo de um gestor competente que, conversa com alto nível com seus passeiros de gestão, logico, todos os que compõem o governo, eu não estou falando de políticos em cargos comissionados, estou falando dos que trabalham o dia a dia da gestão Estado, e não de meros passageiros.

    ResponderExcluir