quinta-feira, 13 de junho de 2013

O artigo jornalístico e o vídeo no Youtube: O Pronatec e a Nova Classe Média - O PRONATEC será o novo bolsa família?




O meu artigo no Jornal O Estado - Seção Opinião: O Pronatec e a Nova Classe Média.


O Governo Federal começa ampliar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para atender a uma parcela significativa de jovens entre 18 anos e 24 anos que buscam seu primeiro emprego. O crescimento do Emprego Pleno é a grande conquista da política econômica dos últimos vinte anos no País.


A presidente Dilma Rousseff tem no Pronatec a sua mais eficaz política social, com ele imprimiu a sua marca na área da administração pública para a população de baixa renda. A Bolsa Família tem a sua política social associada aos oitos anos de gestão do ex–presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois foi fundamental para sua reeleição e na eleição da atual chefe do executivo do Planalto.


O jovem que foi beneficiado com ajuda de custo econômico para concluir o ensino médio agora tem oportunidade de inserção no mercado trabalho. O Pronatec funciona como extensão de oportunidade social aos jovens da população de baixa renda. O Brasil terá aproximadamente cerca de 600 escolas técnicas profissionalizantes, administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia.


O Pronatec também amplia as vagas das redes estaduais de educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com a participação das 27 unidades da federação. O universo dos jovens beneficiados é composto de aproximadamente 600 mil vagas profissionalizantes.


Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Teremos com certeza, como consequência, uma mudança no perfil sócio–econômico dos pequenos e médios municípios do Brasil nos próximos dez anos.


Estes programas vão incrementar a construção de uma nova classe média oriunda dos estratos sociais pauperizados da sociedade brasileira. O cidadão pobre que viveria numa situação de risco social, pelo resto da vida, numa espécie de limbo entre o mercado informal e o mercado formal de trabalho, em função de um determinismo social secular, terá a oportunidade de romper esse ciclo na sua geração.


O Pronatec será uma grande vitrine política–eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT) para o pleito eleitoral de 2014. Dilma Rousseff compreende o impacto da renda fixa de um jovem trabalhador no orçamento familiar. O primeiro emprego de carteira assinada será o movimento inicial da saída de milhares de jovens da população de baixa renda, para uma nova situação socioeconômica levando os mesmo a se consolidarem , num futuro próximo, como membros da nova classe média na pirâmide social do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário